PENSAR, REFLETIR E TRANSFORMAR: MARCAS E CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE GRUPO DE ESTUDO
Abstract
Quais marcas e contribuições a participação de professores em uma formação continuada na modalidade grupo de estudos pode deixar no processo de desenvolvimento profissional? Como essa participação revela um pensar, refletir e transformar? O objetivo geral da pesquisa é tornar visível as marcas e as contribuições da participação de professores de educação infantil em formação continuada na modalidade grupo de estudos. Para discussão dos temas de formação de professores, foram utilizados como base teórica e conceitual os estudos de Paulo Freire, António Nóvoa, John Dewey, Maria da Conceição Passeggi e Maurice Tardif. O caminho metodológico escolhido contempla a abordagem da pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa e análise de depoimentos. Os dados analisados demonstraram as marcas sob três categorias: 1) marcas pessoais; 2) marcas cognitivas-aprendizagem e 3( marcas reflexivas que transformaram a atuação profissional das participantes, marcas evidenciadas em seus depoimentos e/ou em documentações pedagógicas produzidas no processo de estudo. Os resultados sobre as contribuições da participação dos docentes indicaram que a formação investigada favoreceu o pensar, o refletir e o transformar ações vividas na prática profissional das participantes. A pesquisa sugere ainda que os professores de Educação Infantil, ao pensarem e dialogarem juntos sobre o cotidiano vivido na prática, refletem sobre suas teorias, questionam certezas e pensam criticamente sobre novas teorias e abordagens que surgem nos documentos oficiais e no cenário educacional brasileiro.
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