UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

Palavras-chave: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Pedagogia. Projeto Pedagógico do Curso. Formação de Professores.

Resumo

Este estudo apresenta uma investigação sobre a estrutura da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP), nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O objetivo é analisar como a MELP compareceu no ementário dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Pedagogia da Unespar, com foco na descrição dos elementos que a estruturam. Desse modo, pautado em abordagem qualitativa, incluindo análise documental e bibliográfica, o estudo examina a organização da disciplina e suas implicações na formação docente inicial. Os resultados indicam variações significativas na abordagem da MELP, refletindo as particularidades regionais e a autonomia dos cursos na elaboração de seus currículos. Dessa forma, para além de fornecer subsídios relevantes para as reflexões acerca da disciplina analisada, esse estudo contribui para a compreensão da formação inicial em Pedagogia na Unespar.

Biografia do Autor

Viviane da Silva Batista, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação (UEM). Professora Adjunta e Coordenadora da Curricularização da Extensão do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM), Pedagoga na Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) no município de Nova Esperança/PR. Docente Colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí). 

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR).

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Publicado
2025-09-03