UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Resumo
Este estudo apresenta uma investigação sobre a estrutura da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP), nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O objetivo é analisar como a MELP compareceu no ementário dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Pedagogia da Unespar, com foco na descrição dos elementos que a estruturam. Desse modo, pautado em abordagem qualitativa, incluindo análise documental e bibliográfica, o estudo examina a organização da disciplina e suas implicações na formação docente inicial. Os resultados indicam variações significativas na abordagem da MELP, refletindo as particularidades regionais e a autonomia dos cursos na elaboração de seus currículos. Dessa forma, para além de fornecer subsídios relevantes para as reflexões acerca da disciplina analisada, esse estudo contribui para a compreensão da formação inicial em Pedagogia na Unespar.
Referências
BUNZEN, Clecio. A fabricação da disciplina escolar Português. 2011. Revista Diálogo Educacional,11, 2011. p. 885-911.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
EUFRÁSIO, Daniela. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa no Curso de Pedagogia: mapeamento dos seus objetos e referenciais teóricos. Espaço Plural [Internet]. 2012. Disponível em:
FERREIRA, Rozimar Gomes da Silva. A Língua Portuguesa no Ensino Médio público: reflexões. Viçosa: UFV, 2004.
FRANCO, Sandra Aparecida Pires; MOLINARI, Andressa Cristina. A Leitura e Escrita na Universidade. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 05, n. 10, p.276-294, jul.-dez., 2013.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 91(229), 2010, p.562-83.
MELLO, Marcela Tavares de. Reflexões sobre as práticas letradas no Ensino Superior. Trabalho apresentado no GT10, Alfabetização, Leitura e Escrita, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), São Luís, MA, 2017.
PIETRI, Émerson de. Sobre a constituição da disciplina curricular de língua portuguesa. Revista Brasileira de Educação, 15, 2010, p. 70-83.
RAMOS, Flávia Brocchetto; ESPEIORIN, Vânia Marta. Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russell. Conjectura, v.14, n.2, 2009, p. 241-247.
SUASSUNA, Lívia. Ensaios de Pedagogia da Língua Portuguesa. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso (PPC): Curso de Pedagogia. Universidade Estadual do Paraná. Apucarana: [S.n.], 2018a. Disponível em: https://apucarana.Unespar.edu.br/graduacao/pedagogia-1. Acesso em: 26 jan. 2024.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso (PPC): Curso de Pedagogia. Universidade Estadual do Paraná. União da Vitória: [S.n.], 2018b. Disponível em: https://uniaodavitoria.Unespar.edu.br/UNIAODAVITORIA/ensino/graduacao/pedagogia/. Acesso em: 26 jul. 2024.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso (PPC): Curso de Pedagogia. Universidade Estadual do Paraná. Paranavaí: [S.n.], 2021. Disponível em: https://paranavai.Unespar.edu.br/graduacao/graduacao/pedagogia. Acesso em: 26 abr. 2024.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso (PPC): Curso de Pedagogia. Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão: [S.n.], 2023a. Disponível em: https://campomourao.Unespar.edu.br/graduacao/pedagogia. Acesso em: 26 fev. 2024.
UNESPAR. Projeto Pedagógico do Curso (PPC): Curso de Pedagogia. Universidade Estadual do Paraná. Paranaguá: [S.n.], 2023b. Disponível em: https://paranagua.Unespar.edu.br/graduacao/pedagogia2. Acesso em: 26 mar. 2024.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).