UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA
Abstract
Este estudo apresenta uma investigação sobre a estrutura da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (MELP), nos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O objetivo é analisar como a MELP compareceu no ementário dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Pedagogia da Unespar, com foco na descrição dos elementos que a estruturam. Desse modo, pautado em abordagem qualitativa, incluindo análise documental e bibliográfica, o estudo examina a organização da disciplina e suas implicações na formação docente inicial. Os resultados indicam variações significativas na abordagem da MELP, refletindo as particularidades regionais e a autonomia dos cursos na elaboração de seus currículos. Dessa forma, para além de fornecer subsídios relevantes para as reflexões acerca da disciplina analisada, esse estudo contribui para a compreensão da formação inicial em Pedagogia na Unespar.
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