ACESSOS, USOS E PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE OS DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA UNIDADE EDUCATIVA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS
Resumo
O presente artigo se configura a partir das discussões sistematizadas em duas dissertações de mestrado. Ambas as dissertações utilizaram como um de seus instrumentos para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), tomando como espaço contextual a mesma instituição educativa, que está localizada na região continental de Florianópolis. O artigo estrutura-se a partir de tensões entre a autonomia e a regulação docente, objetivando identificar os acessos, os usos e as percepções docentes sobre os documentos curriculares para a Educação Infantil de âmbito nacional, e, especialmente, em âmbito municipal, considerando os documentos orientadores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. As análises indicam que, embora os documentos curriculares sejam reconhecidos como referenciais importantes para o movimento da docência, eles também operam como mecanismos de regulação, restringindo a autonomia profissional e impondo normativas de forma cada vez mais centralizada.
Referências
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