ACESSOS, USOS E PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE OS DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA UNIDADE EDUCATIVA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS

Palavras-chave: Documentos curriculares; Docência na Educação Infantil; Autonomia; Regulação.

Resumo

O presente artigo se configura a partir das discussões sistematizadas em duas dissertações de mestrado. Ambas as dissertações utilizaram como um de seus instrumentos para a coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), tomando como espaço contextual a mesma instituição educativa, que está localizada na região continental de Florianópolis. O artigo estrutura-se a partir de tensões entre a autonomia e a regulação docente, objetivando identificar os acessos, os usos e as percepções docentes sobre os documentos curriculares para a Educação Infantil de âmbito nacional, e, especialmente, em âmbito municipal, considerando os documentos orientadores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. As análises indicam que, embora os documentos curriculares sejam reconhecidos como referenciais importantes para o movimento da docência, eles também operam como mecanismos de regulação, restringindo a autonomia profissional e impondo normativas de forma cada vez mais centralizada.

Biografia do Autor

Kênia Kristina Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com Bolsa PROMOP e Professora na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Anésia Maria Martins Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e Professora na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Alba Regina Battisti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Pedagogia FAED/UDESC. Líder do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente – NAPE/UDESC. 

Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora aposentada do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Atuou na área de Organização Escolar e desenvolveu pesquisas na área de alfabetização. 

Referências

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Publicado
2025-09-03