POR UMA DOCÊNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Emoção. Formação integral.

Resumo

O estudo investiga os pressupostos emocionais nas convivências constituídas por processos educativos na cultura matrística, considerando a influência das emoções na formação integral da criança, a respeito brincar e do papel da docência na educação básica. O texto objetiva compreender o constituir de uma docência da consciência individual, social e contemporânea da criança na inter-relação entre emoção, ludicidade e práticas pedagógicas na educação infantil. A abordagem interpretativa, é traduzida em estudos bibliográficos, possibilitou a investigação crítica das referências teóricas. Os resultados evidenciam que o brincar integra dimensões biológicas, psicológicas e espirituais, atuando como catalisador no ensino-aprendizagem e reforçando a necessidade de práticas que promovam o amar e o brincar. Conclui-se que os pressupostos emocionais são fundamentais para a formação integral da criança e para a constituição de uma convivência baseada na aceitação e no respeito mútuo na docência na educação básica.

Biografia do Autor

Araceli Girardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Pós Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação - (PPGEd/Unoesc) Campus de Joaçaba. Doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Professora na Rede Municipal de Ensino Monte Carlo SC. 

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro do Grupo de Pesquisa SULEAR: Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina (Unochapecó), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE/PPGEd/Unoesc) e da Rede Sur Paideia (PPGED/UTP). 

Ivonete Aparecida dos Santos, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação (PPGEd/Unoesc) – Campus de Joaçaba. Pós- Graduada em Educação infantil e Séries Iniciais FAVENI (2019). Pós - Graduada em Gestão pelo Centro Universitário UNIFAEL (2021). É graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC (2012). Atua como gestora no Centro de Educação Infantil de Videira – SC. 

Referências

ARAÚJO, Delcimeria Dantas de. Adultização infantil do século XXI: uma abordagem histórica acerca das concepções de infância. Natal: UFRN, 2016.

BARBOSA, Marcia Cintra. A importância do brincar na Educação Infantil. 2018. 54 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Umuarama, 2018.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2009.

BROUGÈRE, G. O brinquedo, objeto extremo. In: BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 11-24 (Obra originalmente publicada em 1992).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GIRARDI, Araceli. Autopoiese como dinamizadora de experiências formativas e humanizadoras. 2012. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2022.

GODINHO, Paula Cristina Rosado. A Família, a escola e o Trabalho Infantil – O caso de menores integrados no PIEF. Évora: Universidade de Évora, 2006.
KISHIMOTO, Tisuko Morchida (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MARTINS FILHO, Altino José. Jeitos de ser criança: pesquisas com crianças nos trabalhos apresentados na ANPED de (1999-2009). 32ª Reunião Anual da ANPED. Minas Gerais, out. 2010.

MATURANA, Humberto Romesin; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II, 1995.

MATURANA, Humberto Romesin. Emoções e Linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

MATURANA, Humberto Romesin; REZEPKA, Sima Nisis. Formação Humana e Capacitação. Petrópolis: Vozes, 2000.

MATURANA, Humberto Romesin; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2007.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Projeto para a educação do Senhor de Sainte-Marie. Porto Alegre: Editora Paraula, 1994

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117.

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Publicado
2025-09-03