POR UMA DOCÊNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
O estudo investiga os pressupostos emocionais nas convivências constituídas por processos educativos na cultura matrística, considerando a influência das emoções na formação integral da criança, a respeito brincar e do papel da docência na educação básica. O texto objetiva compreender o constituir de uma docência da consciência individual, social e contemporânea da criança na inter-relação entre emoção, ludicidade e práticas pedagógicas na educação infantil. A abordagem interpretativa, é traduzida em estudos bibliográficos, possibilitou a investigação crítica das referências teóricas. Os resultados evidenciam que o brincar integra dimensões biológicas, psicológicas e espirituais, atuando como catalisador no ensino-aprendizagem e reforçando a necessidade de práticas que promovam o amar e o brincar. Conclui-se que os pressupostos emocionais são fundamentais para a formação integral da criança e para a constituição de uma convivência baseada na aceitação e no respeito mútuo na docência na educação básica.
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