EDITORIAL

Palavras-chave: .

Resumo

O presente dossiê denominado Ciências da Educação: pesquisas, formação de professores e professoras e docência na Educação Básica pretende evidenciar diferentes olhares sobre o tema da Educação brasileira. Nosso interesse foi reunir escritos com uma cosmovisão abrangente sobre a Pedagogia, referendando-a como uma das ciências da Educação. Os artigos trazem reflexões e análises de contextos diversos e temáticas variadas, as quais possam nos inquietar, corroborar com a dimensão praxiológica, evidenciar princípios e fundamentos da práxis educativa e pedagógica. Em especial, tangenciando as instituições educativas e os sistemas de ensino, como objetos de investigação à luz do prisma teórico e prática interpretativo, coerentes à apreensão dos fenômenos numa perspectiva crítica, contraposta aos enfoques positivista e funcionalista. Em uma ótica de configurar uma reformulação curricular, também, um movimento na reconstrução da democracia política, social, educacional e cultural.

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Educação (UFRGS) com ênfase em Estudos sobre Infâncias; Pós-doutor pela UDESC/FAED/PPGE/PNPD/CAPES; Mestre em Educação e Infância (UFSC); Especialista em História Social (UDESC); Historiador (UFSC); Pedagogo (UNINOVE); Professor credenciado e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação UDESC/FAED/PPGE e Pesquisador/coordenador no Laboratório e Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente/NAPE, coautor e supervisor da presente pesquisa em andamento no pós-doutoramento de Karine Rodrigues Ramos (PPGE/UDESC/FAED). 

Kênia Kristina Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com Bolsa PROMOP e Professora na Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

Referências

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Publicado
2025-09-03