EDITORIAL
Abstract
O presente dossiê denominado Ciências da Educação: pesquisas, formação de professores e professoras e docência na Educação Básica pretende evidenciar diferentes olhares sobre o tema da Educação brasileira. Nosso interesse foi reunir escritos com uma cosmovisão abrangente sobre a Pedagogia, referendando-a como uma das ciências da Educação. Os artigos trazem reflexões e análises de contextos diversos e temáticas variadas, as quais possam nos inquietar, corroborar com a dimensão praxiológica, evidenciar princípios e fundamentos da práxis educativa e pedagógica. Em especial, tangenciando as instituições educativas e os sistemas de ensino, como objetos de investigação à luz do prisma teórico e prática interpretativo, coerentes à apreensão dos fenômenos numa perspectiva crítica, contraposta aos enfoques positivista e funcionalista. Em uma ótica de configurar uma reformulação curricular, também, um movimento na reconstrução da democracia política, social, educacional e cultural.
References
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








