AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONEXÕES QUE TRANSFORMAM A APRENDIZAGEM
Resumo
Este artigo investiga a relação entre afetividade e cognição, enfatizando a influência dos vínculos entre educadores e estudantes no desenvolvimento da aprendizagem e na inclusão escolar. Com base na teoria de Henri Wallon, a pesquisa analisa as dimensões afetiva e cognitiva no processo educacional inclusivo, focando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia envolve análise teórica fundamentada em autores que discutem as contribuições de Wallon para a educação. Os achados indicam que a afetividade desempenha papel crucial na inclusão e no sucesso escolar, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. Relações afetivas positivas no ambiente escolar, familiar e social fortalecem a aprendizagem, enquanto vínculos frágeis podem afetar negativamente o desempenho acadêmico. O estudo conclui que considerar a dimensão afetiva é fundamental para garantir uma educação inclusiva de qualidade.
Referências
ALMEIDA Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga (orgs). Henri Wallon: psicologia e educação. 11 Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 27 de nov. de 2024.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014.acesso em 27/02/2025.
GALVÃO, Izabel. Henry Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil /Izabel Galvão. 23. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. – (Coleção Educação e Conhecimento).
GOTTMAN, John & DECLAIRE, Joan. Inteligência Emocional e a arte de educar nossos filhos. 34. ed. Rio de janeiro: Objetiva, 1997.
HENRI WALLON: psicologia e educação / Abigail Alvarenga Mahoney, Laurinda Ramalho de Almeida (organizadoras). - 11 - ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
KLINJEY, Rossandro Help, me eduque / Rossandro Klinjey. – 1. ed. – São Paulo: Intelítera Editora, 2017.
LA TAILLE, Yves De et al. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. Recurso digital. São Paulo: Summus, 2010.
MARCONI; LAKATOS. Metodologia Científica. 5°ed. São Paulo - Atlas, 2007. Disponível em: https://professormassena.wordpress.com/wp-content/uploads/2018/03/texto-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: pontos e contrapontos/ Maria Teresa Égler Mantoan, Rosangela Gavioli Prieto; Valéria Amorim Arantes, organizadora. – São Paulo: Summus, 2006. – (pontos e contrapontos).
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar O que é? Por quê? Como fazer? /Maria Teresa Eglér Mantoan. - São Paulo: Summus, 2015. 96p.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Afetividade como Fator de Inclusão Escolar. Disponível em: https://www.periodi/cos.capes.gov.brindex.php/acervo/buscador.html?q=Afetividade+como+fator+de+inclus%C3%A3o+escolar, acesso em 12/11/2024.
MENEZES, Suze Almeida Oliveira. A relação entre afetividade e inclusão escolar: uma abordagem sobre a importância da afetividade na relação professor-aluno, no desenvolvimento e na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais / Suze Almeida Oliveira Menezes. - São Paulo: Editora Dialética, 2023. 52p.
NASCIMENTO, Francisco Elionardo de Melo; PAIVA, Maria Raele Fernandes; FROTA, Ricardo Costa; SOUSA, Mary Helen Aragão. A relação família e escola no processo educativo: uma revisão integrativa. Oikos: Família e Sociedade em Debate, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 1–24, 2021. DOI: 10.31423/Oikos. v32i2.11824. Disponível em:https://pdfs.semanticscholar.org/0479/d110c7732e176e85e5e9cf48e12affa1a0cb.pdf Acesso em: 12 dez. 2024.
OLIVEIRA, Paulo Roberto dos Santos. A Afetividade e as Práticas Pedagógicas numa Perspectiva Inclusiva. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/conexoesdesaberes/article/view/14574. acesso em 12 nov. 2024.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SALTINI, Cláudio João Paulo. (Claudio João Paulo), 1935 - Afetividade & inteligência. Vol. 1: a emoção na educação / Claudio J. P. Saltini. 4. edição Rio de Janeiro: DP & A, 2002. 144p.;16cmx23cm.
SANTANA, Everaldo da Silva; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. A Inclusão Escolar e a Importância da Família na Escola. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10841. Acesso em:
20 nov. 2024.
SILVA, Marcos Mendes da; RIBEIRO, Natiele Ferreira; CARVALHO, Raylanne Taínara Batista de; LIMA, Maria Julia de Melo; MARTINS, Leonardo José Freire Cabó; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. As mudanças na organização do ambiente educativo na transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em:https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/5526. Acesso em: 31 dez. 2024.
SZYMANSKI, Heloisa. Práticas Educativas Familiares: A Família Como Foco De Atenção Psicoeducacional. Rev. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 21, n. 2, p. 5-16, maio/agosto 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/GsMP7wfNk5Xc9dsKGQwYCZK/?format=pdf & lang=pt. Acesso em 26 dez. 2024.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).