OS BEBÊS COMO PROTAGONISTAS NO CONTEXTO DE VIDA COLETIVO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo busca analisar os espaços coletivos de uma instituição de Educação Infantil do município de Florianópolis, considerando a inserção e as experiências dos bebês. A partir do referencial teórico de Arendt(2016), Barbosa (2006), Gobatto (2011), Sarmento (2005), Tiriba (2018) e Martins Filho (2016; 2020), será apresentado discussões que traçam caminhos abertos para pensar a organização dos espaços e tempos, as relações que os bebês estabelecem entre si e com o coletivo institucional. A metodologia está pautada em uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica. Os procedimentos para geração dos dados foram desenhados com base em um estudo de caso com narrativas descritivas e interpretativas. As análises possibilitam compreender a forma que os bebês se encontram com os diferentes espaços e tempos de vida em um ambiente coletivo. A pesquisa propõe discutir novas práticas pedagógicas e educacionais, que valorizam o reconhecimento dos bebês e seu potencial de explorar o mundo na vida coletiva.
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