MATERIALIDADE E OBJETIVIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DO BULLYING ESCOLAR
Resumo
A construção desse trabalho foi inspirada nas experiências de projetos de pesquisas anteriores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que tratavam do reconhecimento da Mediação, Natureza e a Frequência da Incidência de Conflitos no Contexto Escolar. E, a partir dessa vivência surgiu o interesse em aprofundar os estudos sobre a prática de bullying escolar que é uma das formas de violência praticada nas escolas, um dos obstáculos ao projeto educativo desenvolvido nas instituições escolares, que torna o ambiente escolar desagradável tanto para os alunos/as quanto para os/as profissionais da educação, consistindo em um dos grandes desafios enfrentados pelo sistema educacional. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, de cunho descritivo tendo como procedimento de coleta de dados revisão bibliográfica, utilizando-se livros, revistas e periódicos. Observa-se pelos resultados, a urgente necessidade de investimentos em formação inicial e continuada dos profissionais da educação, bem como a necessidade de atuação dos assistentes sociais em conjunto com a escola, a família e as lideranças comunitárias, no enfrentamento e na prevenção dessas práticas.
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