MATERIALIDADE E OBJETIVIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE CONFIGURAÇÃO DO BULLYING ESCOLAR

Palavras-chave: Violências nas escolas. Bullying e Preconceito. Combate ao bullying. Serviço Social e Escola. Formação de professores.

Resumo

A construção desse trabalho foi inspirada nas experiências de projetos de pesquisas anteriores, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que tratavam do reconhecimento da Mediação, Natureza e a Frequência da Incidência de Conflitos no Contexto Escolar. E, a partir dessa vivência surgiu o interesse em aprofundar os estudos sobre a prática de bullying escolar que é uma das formas de violência praticada nas escolas, um dos obstáculos ao projeto educativo desenvolvido nas instituições escolares, que torna o ambiente escolar desagradável tanto para os alunos/as quanto para os/as profissionais da educação, consistindo em um dos grandes desafios enfrentados pelo sistema educacional. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, de cunho descritivo tendo como procedimento de coleta de dados revisão bibliográfica, utilizando-se livros, revistas e periódicos. Observa-se pelos resultados, a urgente necessidade de investimentos em formação inicial e continuada dos profissionais da educação, bem como a necessidade de atuação dos assistentes sociais em conjunto com a escola, a família e as lideranças comunitárias, no enfrentamento e na prevenção dessas práticas.

Biografia do Autor

Antonia Feitosa de Araújo Lacerda, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins.

Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora e Mestre em Educação (UNICAMP). Professora Pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins.

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Publicado
2025-09-03