DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA REVISTA HUMANIDADES E INOVAÇÃO
Resumo
Este estudo analisa, na literatura, os desafios e potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial de professores, considerando publicações do período da pandemia na Revista Humanidades & Inovação (2019-2024). A pesquisa, de abordagem qualitativa e bibliográfica, baseia-se em uma revisão sistemática da literatura que, de 17 artigos inicialmente encontrados, quatro foram selecionados para sua análise na íntegra. Os resultados indicam que a pandemia impulsionou a adoção de TDIC no ensino superior, evidenciando tanto oportunidades quanto limitações. Entre os desafios, destacam-se a necessidade de infraestrutura adequada, formação continuada e superação de barreiras técnicas e culturais. Por outro lado, as tecnologias digitais podem favorecer práticas pedagógicas dinâmicas, colaborativas e inclusivas. Conclui-se que a integração das TDIC na formação docente deve ir além do uso instrumental de ferramentas, promovendo mediações pedagógicas críticas e reflexivas, alinhadas às demandas contemporâneas e aos princípios de uma educação emancipatória.
Referências
ARAÚJO, Deusirene Magalhães de; PINHO, Maria José de. Tecnologias digitais na educação tocantinense: desafios e possibilidades na criação de redes de aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 18, p. 287-300, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4541. Acesso em: 19 nov. 2024.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
CRUZ, Dulce Márcia. Mediação pedagógica. In: MILL, Daniel. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologia. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2018, p. 387-390.
ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. Os problemas da integração pedagógica de novas tecnologias desvelados pela pandemia. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 3, p. 321-342, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6519. Acesso em: 19 nov. 2024.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GARCIA, Marilene Santana dos Santos; COSTA, Renata Maria Silva. Design de microlearning para o WhatsApp visando ao alcance de macro aprendizagem na formação de professores: relato de experiência na pandemia. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 50, p. 246-255, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3979. Acesso em: 19 nov. 2024.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 07 nov. 2024.
JÚNIOR, Francisco Ranulfo Freitas Martins; VIDAL, Eloisa Maia. Políticas de formação docente e licenciatura em química. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 47, p. 344-359, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3531. Acesso em: 19 nov. 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Cultura digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018, p. 139-144. Acesso em: 01 set. 2024.
LEAL, Willany Palhares; DOZZA, Marcos Antônio; NASCIMENTO, Alcides Moreira do. Formação de professores para inclusão digital: perspectiva de qualidade na prática pedagógica do ensino médio. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 8, p. 33-45, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6268. Acesso em: 19 nov. 2024.
LIMA, Franqueslane Ferreira de; BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. A importância da formação continuada na (re)construção da identidade profissional do professor de língua inglesa na perspectiva do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 12, p. 85-97, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9235. Acesso em: 19 nov. 2024.
LOBO, Deisiré Amaral; BARWALDT, Regina. Investigação da produção científica sobre formação de professores na área da educação em ciências: uma revisão sistemática da literatura em plataformas digitais. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 21, p. 246-260, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6036. Acesso em: 19 nov. 2024.
MARCONDES, Rosana Maria Santos Torres; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; BRITO, Carla Eugênia Nunes. Entre o ideal e o possível: um olhar sobre o uso da plataforma G Suite for Education no ensino remoto emergencial. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 5, p. 213-228, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6758. Acesso em: 19 nov. 2024.
MASETTO, Marcos Tarciso. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013, p. 141-171.
MENDES, Jessica Rodrigues da Silva; NONATO, Israel Lucas Maciel; NEGRÃO, Felipe da Costa; NICÁCIO, Elenir da Conceição Lima. Estágio supervisionado remoto no curso de pedagogia: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 26, p. 58-68, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6745. Acesso em: 19 nov. 2024.
MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 43-58.
MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.
MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles A.; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 28 fev. 2025.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
OLIVEIRA, Achilles Alves de; MILL , Daniel; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas híbridas, invertidas e (signific)ativas no ensino superior: aportes para pensar atividades síncronas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5735107, 2023. DOI: 10.14244/198271995735. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5735. Acesso em: 8 mar. 2025.
OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educucação em Questão, Natal, v. 60, n. 64, e-28275, abr. 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000200203&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 nov. 2024.
OLIVEIRA, Flávia Cabral Alves de; SÁ, Giane Oliveira da Silva de; CONRADO, Luciane Medeiros de Souza; SILVA, Marcos Antonio; SOUZA, Neuza Siqueira de; COSTA, Rosemary Fraga; FREITAS, Victor Gonçalves Gloria. Formação de professores quanto ao uso de novas tecnologias digitais na educação a partir da aplicação de uma sequência. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7373. Acesso em: 19 nov. 2024.
PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis: Vozes, 2019.
PASQUALLI, Roberta; CARVALHO, Marie Jane Soares. As inovações pedagógicas nos cursos de licenciatura em ciências naturais e matemática a distância dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no Brasil. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 50, p. 132-146, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2997. Acesso em: 19 nov. 2024.
RIBEIRO, Ana Elisa. Improviso, ensaio e expansão: reflexões sobre escola e educação pós-pandemia. A Cor das Letras, v. 23, n. 3, p. 317-325, 2022. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9139. Acesso em: 30 out. 2024.
ROCHA, José Damião Trindade; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; HORA, Dinair Leal da. Currículo e ensino do curso de doutorado em educação na Amazônia: apontamentos docentes sobre a Rede Educanorte. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 39, p. 322-339, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5256. Acesso em: 19 nov. 2024.
SANTOS, Josilda Conceição; DAMASCENO, Handherson Leyltton Costa; JESUS SANTOS, Everton. A constituição da identidade docente a partir do PIBID: uma experiência de formação de licenciandos em computação no IFBA - Campus Santo Amaro – BA. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 10, p. 385-390, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1091. Acesso em: 19 nov. 2024.
SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, p. 429-438, 16 out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 07 nov. 2024.
SILVA, Adão Rogério Xavier; PEREIRA FILHA, Francisca do Nascimento; CARVALHO, Mark Clark A. de. Desafios à adoção do ensino remoto emergencial no PARFOR: uma análise exploratória na Universidade Federal do Acre. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 11, p. 198-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7584. Acesso em: 19 nov. 2024.
SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches de. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Livro Eletrônico.
VAZ, Douglas; FOSSATTI, Paulo. Gestão universitária em tempos de pandemia: decisões ágeis adotadas por uma Instituição de Ensino Superior. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 59, p. 137-148, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5527. Acesso em: 19 nov. 2024.
VELOSO, Braian; MILL, Daniel. Educação a distância e ensino remoto: Oposição pelo vértice. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. e24011, 2024. DOI: 10.21814/rpe.29231. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/29231. Acesso em: 8 mar. 2025.
VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis; SIMOM, Fernanda Oliveira. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, n. 8, p. 19-46, 2009. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2065. Acesso em: 07 nov. 2024.
VIEIRA, Andreza Alves; SOUZA, Calixto Júnior de; SILVA, Adriano Aparecido da. As potencialidades e os desafios do TILSP para a inclusão dos alunos surdos no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19 no IF Goiano: um estudo de caso. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 27, p. 216-229, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6802. Acesso em: 19 nov. 2024.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).