DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA REVISTA HUMANIDADES E INOVAÇÃO

Palavras-chave: Cultura digital. Tecnologias digitais. Formação docente. Ensino. Mediação.

Resumo

Este estudo analisa, na literatura, os desafios e potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial de professores, considerando publicações do período da pandemia na Revista Humanidades & Inovação (2019-2024). A pesquisa, de abordagem qualitativa e bibliográfica, baseia-se em uma revisão sistemática da literatura que, de 17 artigos inicialmente encontrados, quatro foram selecionados para sua análise na íntegra. Os resultados indicam que a pandemia impulsionou a adoção de TDIC no ensino superior, evidenciando tanto oportunidades quanto limitações. Entre os desafios, destacam-se a necessidade de infraestrutura adequada, formação continuada e superação de barreiras técnicas e culturais. Por outro lado, as tecnologias digitais podem favorecer práticas pedagógicas dinâmicas, colaborativas e inclusivas. Conclui-se que a integração das TDIC na formação docente deve ir além do uso instrumental de ferramentas, promovendo mediações pedagógicas críticas e reflexivas, alinhadas às demandas contemporâneas e aos princípios de uma educação emancipatória.

Biografia do Autor

Westter Quirino Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Designer Gráfico na Prefeitura Municipal de Palmas/TO. Membro do Grupo ComNectar/Unitins – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Tecnologias, Comunicação, Cultura e Linguagem. 

Achilles Alves de Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campus Palmas. Líder do Grupo ComNectar/Unitins – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Tecnologias, Comunicação, Cultura e Linguagem. 

Patrícia Amanda Serafim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestra em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Palmas, Campus Palmas. Membra do Grupo ComNectar/Unitins – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Tecnologias, Comunicação, Cultura e Linguagem. 

Referências

ALVES, Elaine Jesus; FARIA, Denilda Caetano de. A criação de artefatos digitais no âmbito do desenho didático do ensino remoto emergencial. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 41, p. 32-48, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5078. Acesso em: 19 nov. 2024.
ARAÚJO, Deusirene Magalhães de; PINHO, Maria José de. Tecnologias digitais na educação tocantinense: desafios e possibilidades na criação de redes de aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 18, p. 287-300, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4541. Acesso em: 19 nov. 2024.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007
CRUZ, Dulce Márcia. Mediação pedagógica. In: MILL, Daniel. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologia. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2018, p. 387-390.
ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. Os problemas da integração pedagógica de novas tecnologias desvelados pela pandemia. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 3, p. 321-342, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6519. Acesso em: 19 nov. 2024.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GARCIA, Marilene Santana dos Santos; COSTA, Renata Maria Silva. Design de microlearning para o WhatsApp visando ao alcance de macro aprendizagem na formação de professores: relato de experiência na pandemia. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 50, p. 246-255, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3979. Acesso em: 19 nov. 2024.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 07 nov. 2024.
JÚNIOR, Francisco Ranulfo Freitas Martins; VIDAL, Eloisa Maia. Políticas de formação docente e licenciatura em química. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 47, p. 344-359, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3531. Acesso em: 19 nov. 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Cultura digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018, p. 139-144. Acesso em: 01 set. 2024.
LEAL, Willany Palhares; DOZZA, Marcos Antônio; NASCIMENTO, Alcides Moreira do. Formação de professores para inclusão digital: perspectiva de qualidade na prática pedagógica do ensino médio. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 8, p. 33-45, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6268. Acesso em: 19 nov. 2024.
LIMA, Franqueslane Ferreira de; BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. A importância da formação continuada na (re)construção da identidade profissional do professor de língua inglesa na perspectiva do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 12, p. 85-97, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9235. Acesso em: 19 nov. 2024.
LOBO, Deisiré Amaral; BARWALDT, Regina. Investigação da produção científica sobre formação de professores na área da educação em ciências: uma revisão sistemática da literatura em plataformas digitais. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 21, p. 246-260, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6036. Acesso em: 19 nov. 2024.
MARCONDES, Rosana Maria Santos Torres; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; BRITO, Carla Eugênia Nunes. Entre o ideal e o possível: um olhar sobre o uso da plataforma G Suite for Education no ensino remoto emergencial. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 5, p. 213-228, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6758. Acesso em: 19 nov. 2024.
MASETTO, Marcos Tarciso. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida (Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013, p. 141-171.
MENDES, Jessica Rodrigues da Silva; NONATO, Israel Lucas Maciel; NEGRÃO, Felipe da Costa; NICÁCIO, Elenir da Conceição Lima. Estágio supervisionado remoto no curso de pedagogia: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 26, p. 58-68, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6745. Acesso em: 19 nov. 2024.
MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara (orgs.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010, p. 43-58.
MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.
MILL, Daniel; OLIVEIRA, Achilles A.; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais no ensino superior: aportes para pensar atividades assíncronas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 65, p. 201-224, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11572. Acesso em: 28 fev. 2025.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
OLIVEIRA, Achilles Alves de; MILL , Daniel; FERREIRA, Marcello. Jornadas formativas híbridas, invertidas e (signific)ativas no ensino superior: aportes para pensar atividades síncronas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5735107, 2023. DOI: 10.14244/198271995735. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5735. Acesso em: 8 mar. 2025.
OLIVEIRA, Achilles Alves de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educucação em Questão, Natal, v. 60, n. 64, e-28275, abr. 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352022000200203&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 nov. 2024.
OLIVEIRA, Flávia Cabral Alves de; SÁ, Giane Oliveira da Silva de; CONRADO, Luciane Medeiros de Souza; SILVA, Marcos Antonio; SOUZA, Neuza Siqueira de; COSTA, Rosemary Fraga; FREITAS, Victor Gonçalves Gloria. Formação de professores quanto ao uso de novas tecnologias digitais na educação a partir da aplicação de uma sequência. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7373. Acesso em: 19 nov. 2024.
PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis: Vozes, 2019.
PASQUALLI, Roberta; CARVALHO, Marie Jane Soares. As inovações pedagógicas nos cursos de licenciatura em ciências naturais e matemática a distância dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no Brasil. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 50, p. 132-146, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2997. Acesso em: 19 nov. 2024.
RIBEIRO, Ana Elisa. Improviso, ensaio e expansão: reflexões sobre escola e educação pós-pandemia. A Cor das Letras, v. 23, n. 3, p. 317-325, 2022. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9139. Acesso em: 30 out. 2024.
ROCHA, José Damião Trindade; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; HORA, Dinair Leal da. Currículo e ensino do curso de doutorado em educação na Amazônia: apontamentos docentes sobre a Rede Educanorte. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 39, p. 322-339, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5256. Acesso em: 19 nov. 2024.
SANTOS, Josilda Conceição; DAMASCENO, Handherson Leyltton Costa; JESUS SANTOS, Everton. A constituição da identidade docente a partir do PIBID: uma experiência de formação de licenciandos em computação no IFBA - Campus Santo Amaro – BA. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 10, p. 385-390, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1091. Acesso em: 19 nov. 2024.
SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, v. 23, p. 429-438, 16 out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 07 nov. 2024.
SILVA, Adão Rogério Xavier; PEREIRA FILHA, Francisca do Nascimento; CARVALHO, Mark Clark A. de. Desafios à adoção do ensino remoto emergencial no PARFOR: uma análise exploratória na Universidade Federal do Acre. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 11, p. 198-211, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7584. Acesso em: 19 nov. 2024.
SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches de. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Livro Eletrônico.
VAZ, Douglas; FOSSATTI, Paulo. Gestão universitária em tempos de pandemia: decisões ágeis adotadas por uma Instituição de Ensino Superior. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 59, p. 137-148, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5527. Acesso em: 19 nov. 2024.
VELOSO, Braian; MILL, Daniel. Educação a distância e ensino remoto: Oposição pelo vértice. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. e24011, 2024. DOI: 10.21814/rpe.29231. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/29231. Acesso em: 8 mar. 2025.
VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis; SIMOM, Fernanda Oliveira. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, n. 8, p. 19-46, 2009. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2065. Acesso em: 07 nov. 2024.
VIEIRA, Andreza Alves; SOUZA, Calixto Júnior de; SILVA, Adriano Aparecido da. As potencialidades e os desafios do TILSP para a inclusão dos alunos surdos no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19 no IF Goiano: um estudo de caso. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 27, p. 216-229, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6802. Acesso em: 19 nov. 2024.
Publicado
2025-09-03