A POÉTICA E CULTURAS INDÍGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL

Palavras-chave: Ancestralidade. Escola. Indígena. Poética. Valorização.

Resumo

O trabalho investiga a literatura indígena como ferramenta para a construção da identidade cultural em sala de aula, promovendo a valorização dos povos originários e a desconstrução de estereótipos. O estudo tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita, ampliando o conhecimento sobre autores indígenas da Amazônia e suas narrativas de resistência. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e participante, analisando como a inserção dessas obras no contexto escolar contribui para a efetivação da Lei 11.645/08, que determina o ensino da história e cultura indígena. Os resultados indicam que o contato com essa produção literária fortalece o reconhecimento da ancestralidade e possibilita a produção poética dos estudantes, impulsionando um processo de descolonização no ambiente escolar. Conclui-se que a literatura indígena é um instrumento essencial para a formação de uma educação mais inclusiva e representativa.

Biografia do Autor

Thaila Bastos da Fonseca, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É professora na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC/AM/TEFÉ). 

Greiciele Rodrigues da Costa, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas

Mestra em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É professora na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (SEDUC/AM).

Referências

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Publicado
2025-09-03