A POÉTICA E CULTURAS INDÍGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA ANCESTRAL
Resumo
O trabalho investiga a literatura indígena como ferramenta para a construção da identidade cultural em sala de aula, promovendo a valorização dos povos originários e a desconstrução de estereótipos. O estudo tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita, ampliando o conhecimento sobre autores indígenas da Amazônia e suas narrativas de resistência. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e participante, analisando como a inserção dessas obras no contexto escolar contribui para a efetivação da Lei 11.645/08, que determina o ensino da história e cultura indígena. Os resultados indicam que o contato com essa produção literária fortalece o reconhecimento da ancestralidade e possibilita a produção poética dos estudantes, impulsionando um processo de descolonização no ambiente escolar. Conclui-se que a literatura indígena é um instrumento essencial para a formação de uma educação mais inclusiva e representativa.
Referências
CANO, Flores M. Investigación participativa: inícios y desarrollos. Xalapa: Nueva, 2003.
DALLARI, Dalmo A. O que é participação política. 9. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos).
DÍAZ BORDENAVE, Juan E. O que é participação. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos).
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. 3.ed. São Paulo: Petrópolis, 2000.
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Rio de Janeiro: Mazza Edições, 2013.
KAMBEBA, M. W. Literatura indígena: da oralidade à memória escrita. In: DORRICO, J.; DANNER, L. F.; CORREIA, H.H.S.; DANNER, F. (Orgs). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
MOREIRA, A. F. & CANDAU, V. M. Educação escolar e culturas: construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, mai.-ago, 2003.
_____________. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MUNDURUKU, D. Escrita indígena: registro, oralidade e literatura O reencontro da memória. In: DORRICO, J.; DANNER, L. F.; CORREIA, H.H.S.; DANNER, F. (Orgs). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
NOGUEIRA, Wilson. Boi Bumbá: imaginário e espetáculo na Amazônia. Manaus: Valer, 2014.
OLIVEIRA, M. I.; CRUZ, J. G. Epistemologias decoloniais: reflexões a partir da educação escolar indígena na cidade de Manaus-Amazonas. In: NASCIMENTO, A. C. S.; SILVEIRA, C.; LOUREIRO, L. F.; SOUSA, M. J. S.; OLIVEIRA, P. T. (Orgs). Interfaces da educação e da docência na Amazônia. 1. Ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022.
PAES, José Paulo. Quem, eu? Um poeta como outro qualquer. São Paulo: Atual, 1995.
RODRIGUES, A. C. A.; CALDAS, E. C. R.; SIMÕES, L. B. T.; DANTAS, P. V. C. (Orgs). Literatura indígena: práticas leitoras para a sala de aula. Rio Branco: Nepan Editora, Edufac, 2023.
SOUZA, Anervina. As Lendas Amazônicas em Sala de Aula – Apropriação da cultura e formação sociocultural das crianças na interpretação do ser sobrenatural. 2. ed. Manaus: Valer, 2011.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WHYTE, William Foote. Sociedade de Esquina. 4 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).