INSERÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavras-chave: Práticas corporais de aventura. Educação Física. Educação infantil. Estágio.

Resumo

O presente estudo caracteriza-se como um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar as possibilidades para inserção das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, a partir de uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolvido por dois estudantes estagiários em um Núcleo de Educação Infantil (NEIM) localizado no Estado de Santa Catarina, com crianças de três anos de idade. Foram realizadas quinze intervenções, as quais ocorreram duas vezes por semana e foram trabalhadas as práticas de surfe, skate, slackline, barco a vela; parkour e paraquedismo. Para realizar as atividades, foram feitas adaptações para torná-las viáveis e mais lúdicas. Apesar do tempo reduzido para o desenvolvimento das diversas modalidades que compõem as práticas corporais de aventura, foi possível trabalhar este conteúdo com as crianças.

Biografia do Autor

Joana da Rocha Marques Santana , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Atualmente esta cursando Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Guilherme Luiz de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Atualmente está cursando Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é bolsista de iniciação científica no Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF). 

Alessandra Catarina Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestrado em Ciências do Movimento Humano e doutoranda pela mesma instituição de ensino. Possui especialização em Educação Física Escolar. É membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF). Tem experiência prática e com pesquisas na área da Educação Física, atuando, principalmente na Educação Física escolar. É professora da rede estadual de Santa Catarina, atuando no ensino fundamental.

Franciane Maria Araldi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF). Membro do Grupo de Estudos sobre Universidade: INTerculturalidade, INTernacionalização e INTegração de saberes (GEU/INT). Professora no curso de graduação em Educação Física na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora no curso de graduação em Educação Física na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado
2025-09-03