INSERÇÃO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
O presente estudo caracteriza-se como um relato de experiência, que tem como objetivo apresentar as possibilidades para inserção das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, a partir de uma experiência no Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolvido por dois estudantes estagiários em um Núcleo de Educação Infantil (NEIM) localizado no Estado de Santa Catarina, com crianças de três anos de idade. Foram realizadas quinze intervenções, as quais ocorreram duas vezes por semana e foram trabalhadas as práticas de surfe, skate, slackline, barco a vela; parkour e paraquedismo. Para realizar as atividades, foram feitas adaptações para torná-las viáveis e mais lúdicas. Apesar do tempo reduzido para o desenvolvimento das diversas modalidades que compõem as práticas corporais de aventura, foi possível trabalhar este conteúdo com as crianças.
Referências
ALVES, Carla da Silva Reis; CORSINO, Luciano Nascimento. O parkour como possibilidade para educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, n. 41, p. 247-257, 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p247. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n41p247. Acesso em: 14 jan. 2025.
ARMBRUST, Igor; LAURO, Flávio Antônio. O skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, Rio Claro, v.16, n. 3, p. 799-807, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p799. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/tm7dGTDWxVVj3SMzKcF3Fqg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a Base. Brasília: MEC; CONSED; UNDIMED, 2018.
FERREIRA, Jéssica Carina Silva; SILVA, Paula Cristina da Costa. Práticas corporais de aventura na natureza na educação infantil: um relato de experiência. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 157-164, 2020. DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p157. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23628. Acesso em: 19 nov. 2024.
FRANÇA, Dilvano Leder de; ROCHA, Adair José Pereira da; OLIVEIRA, Valdomiro de; VAGETTI, Gislaine Cristina. As práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão de escopo. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 33, n. 66, p. e33, 2023. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16988. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16988. Acesso em: 16 jan. 2025.
FRANCISCO, Filipe Botelho; FIGUEIREDO, Juliana de Paula; DUEK, Viviane Preichardt. Práticas corporais de aventura nas dimensões do conteúdo: experiência na educação infantil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 508-524, 2020. DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.4755. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4755. Acesso em: 8 nov. 2024.
FRANCO, Laercio Claro Pereira. Atividades de aventura na escola: uma proposta pedagógica nas três dimensões do conteúdo. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.
IACZNSKI, Luiz Antônio; FIGUEIREDO, Juliana de Paula; DUEK, Viviane Preichardt. Esportes de aventura e educação física: aproximações com a educação infantil. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 16, e8429, 2021. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8429. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8429. Acesso em: 13 nov. 2024.
KIDDER, Jeffrey. Parkour: Adventure, Risk, and Safety in the Urban Environment. Qualitative Sociology, [s. l.],v. 36, n. 6, p. 231-250, 2013. DOI: 10.1007/s11133-013-9254-8. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11133-013-9254-8. Acesso em: 16 jan. 2025.
LOUREIRO, Walk; SOEIRO, Lucas Borges; MIRANDA, Ríquel Martins; LOUREIRO, Danielle Queiroz Pereira. Radicalizando e aventurando com a educação infantil. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 22, n. 1, p. 53-65, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5990. Acesso em: 8 nov. 2024.
MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Desportes extremos en la escuela: las tres dimensiones de los contenidos y el desarrollo del pensamiento crítico. Innovacíon Educativa, Santiago de Compostela, n. 25, p. 249-267, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.15304/ie.25.2523. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/ie/article/view/2523. Acesso em: 20 nov. 2024
MARTINS, Priscila Custódio; ANSELMO, Murilo Luiz. O esporte radical e suas possibilidades na educação infantil: o relato de experiência em uma unidade educacional. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 60-68, 2015. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2185. Acesso em: 8 nov. 2024.
MELLO, André da Silva; MARCHIORI, Alexandre Freitas; BOLZAN, Érica; KLIPPEL, Marcos Vinicius; ROCHA, Maria Celeste; MAZZERI, Victor Reis. Por uma perspectiva pedagógica para a Educação Física com a Educação Infantil. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 10, p. 327-342, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2868. Acesso em: 18 jan. 2025.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 6 nov. 2024.
NASCIMENTO, Alex Souza; MELO, Ibson Correia; SANTOS, José Vasconcelos. O slackline enquanto um conteúdo nas aulas de Educação Física escolas: possibilidades e contribuições. 2017. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Educação Física Licenciatura) – Centro Universitário Tabosa de Almeida, Caruaru, 2017.
PEREIRA, Dimitri Wuo, ARMBRUST, Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura; 2010.
PAIXÃO, Jairo Antônio. Esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 170-182, 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p170. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n50p170. Acesso em: 22 nov. 2024.
SANTOS, Jarbas Pereira; NUNES, Rômulo Eduardo Peres; SANTOS, José Ricardo; REIS, Simone Pereira; MENDES, Marilda Teixeira. Esportes e atividades de aventura como conteúdo das aulas de Educação Física. EFDEPORTES, Buenos Aires, v. 18, n. 190, 2014. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd190/atividades-de-aventura-como-conteudo-das-aulas.htm. Acesso em: 8 nov. 2024.
SENA, Dianne Cristina Souza de; LEMOS, Miguel Herick Sousa de. Parkour: propostas de aulas na educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 159-169, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p159. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23641. Acesso em: 12 jan. 2025.
TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas Corporais de Aventura em aulas de Educação Física na escola. Conexões, Campinas, v. 14, n. 2, p. 113-136, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646059. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646059. Acesso em: 17 nov. 2024.
TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. Diagnóstico sobre a abordagem das práticas corporais de aventura em aulas de Educação Física escolar em Ilhéus/BA. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 973-986, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.75302. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/75302. Acesso em: 12 nov. 2024.
TAHARA, Alexander Klein; CARNICELLI FILHO, Sandro. A presença das atividades de aventura nas aulas de Educação Física. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 60-66, 2013. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/245. Acesso em: 20 nov. 2024.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).