CONTRIBUIÇÕES DA OBSERVAÇÃO FENOMENOLÓGICA PARA O REGISTRO SENSÍVEL DO BRINCAR DE CRIANÇAS NA PEDAGOGIA WALDORF
Resumo
Este artigo tem o objetivo de compreender como a observação fenomenológica do brincar da criança pode contribuir para prática de registro mais sensível. Ademais, descreve o que é observação fenomenológica e como realizá-la e registrá-la; apresenta as contribuições das narrativas do brincar a partir da observação com crianças; e explica como a observação fenomenológica pode contribuir para elaboração de registros mais sensíveis das brincadeiras. A metodologia contempla uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório com a utilização de uma pesquisa-ação, realizando a observação e o registro do brincar de crianças de um a seis anos em um espaço educacional Waldorf em Florianópolis. O trabalho de campo de uma das autoras deste artigo possibilitou que os resultados fossem alcançados, pois houve a observação sensível do brincar das crianças, com aprofundamento e minúcia, e o registro de alguns gestos orais e corporais, considerando os princípios da fenomenologia goetheana.
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