CONTRIBUIÇÕES DA OBSERVAÇÃO FENOMENOLÓGICA PARA O REGISTRO SENSÍVEL DO BRINCAR DE CRIANÇAS NA PEDAGOGIA WALDORF

Palavras-chave: Observação fenomenológica. Registro sensível. Brincar.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender como a observação fenomenológica do brincar da criança pode contribuir para prática de registro mais sensível. Ademais, descreve o que é observação fenomenológica e como realizá-la e registrá-la; apresenta as contribuições das narrativas do brincar a partir da observação com crianças; e explica como a observação fenomenológica pode contribuir para elaboração de registros mais sensíveis das brincadeiras. A metodologia contempla uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório com a utilização de uma pesquisa-ação, realizando a observação e o registro do brincar de crianças de um a seis anos em um espaço educacional Waldorf em Florianópolis. O trabalho de campo de uma das autoras deste artigo possibilitou que os resultados fossem alcançados, pois houve a observação sensível do brincar das crianças, com aprofundamento e minúcia, e o registro de alguns gestos orais e corporais, considerando os princípios da fenomenologia goetheana.

Biografia do Autor

Mônica Teresinha Marçal, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação (UFSC), Mestre em Educação e Cultura (UDESC) e Graduada em Pedagogia (UDESC). É professora da Carreira do Magistério Superior na Universidade Federal de Santa Catarina.  

Thatiza Luciano Curuci, Faculdade Rudolf Steiner

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialização em Jornalismo Literário pela Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estudante de Pós-graduação em Educação Infantil na Faculdade Rudolf Steiner. 

Referências

BACH JUNIOR, Jonas. Fenomenologia de Goethe e educação: a filosofia da educação de Steiner. Curitiba: Lohengrin, 2019.
BACH JUNIOR, Jonas. O autocultivo e a educação da sensibilidade na pedagogia waldorf. Eccos – Revista Científica, São Paulo, n. 53, p. 1-16, abr./jun. 2020.
BONDIA, Jorge Larrossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. [online], Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - Brasília: MEC, SEB, 2010.
CRESWELL, John Ward. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.
GIL, Antônio Carlos Gil. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi; ECKSCHMIDT, Sandra. No vaivém do balanço: olhando para um gesto do brincar. Revista Zero a Seis, Florianópolis, v. 25, n. 24, p. 810-834, 2023.
ECKSCHMIDT, Sandra. Gestos e narrativas do brincar na Educação Infantil: um caminho de observação fenomenológica. 1. ed. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2024.
ECKSCHMIDT, Sandra. Um caminho para a observação fenomenológica: gestos e narrativas do brincar na educação infantil. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 75. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
LAMEIRÃO, Luiza Helena Tannuri. Criança brincando! Quem educa? São Paulo: Editora João de Barro, 2007.
LAMEIRÃO, Luiza Helena Tannuri. Observar é preciso, praticar é indispensável. São Paulo: João de Barro Editora, 2022.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI; Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MATTOS, Lia; RIBEIRO, Liandra; BALCONI, Nina Bernal; ECKSCHMIDT, Sandra. A observação fenomenológica como prática pedagógica: compartilhando experiências de olhar para as crianças e seu brincar com as pedras. Revista Jataí, São Paulo, v. 3, p. 239-262, 2021.
MEIRELLES, Renata; ECKSCHMIDT, Sandra. Miradas. São Paulo: Território do Brincar, 2019.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2008.
PINAZZA, Mônica Appezzato; FOCHI, Paulo Sergio. Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 184-199, 2018.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
SAURA, Soraia Chung; MEIRELLES, Renata; ECKSCHMIDT, Sandra. Educação Física Escolar: sentir, pensar e agir na Educação Infantil - considerações para um possível caminho do brincar espontâneo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 13., 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2015. p. 19-27.
STEINER, Rudolf. Os doze sentidos e os sete processos vitais. São Paulo: Antroposófica, 1997.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
WEFFORT, Madalena Freire. Observação, registro e reflexão: instrumentos metodológicos I. 2. ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
Publicado
2025-09-03