PROCESSOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR VIVIDOS POR ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM TERESÓPOLIS–RJ: UM ESTUDO COM BASE NO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A literatura sobre a escolarização de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), na cidade de Teresópolis–RJ ainda é escassa. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar, a partir dos dados do Censo Escolar da Educação Básica referente ao ano de 2023, os indícios de exclusão escolar vivida por alunos com TEA, em Teresópolis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental utilizando como fonte os dados do Censo Escolar disponibilizados virtualmente. Os resultados obtidos não permitiram confirmar a existência de exclusão da escola, apesar de a literatura acadêmica indicar que haja. Porém, pôde-se constatar a presença de exclusão na escola por meio das estatísticas sobre classe especializada, turmas de Atendimento Educacional Especializado, Salas de Recursos Multifuncionais disponíveis, distorção idade-série e rendimento escolar.
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