PROCESSOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR VIVIDOS POR ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM TERESÓPOLIS–RJ: UM ESTUDO COM BASE NO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Censo escolar da educação básica. Exclusão escolar. Teresópolis. Transtorno do espectro autista.

Resumo

A literatura sobre a escolarização de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), na cidade de Teresópolis–RJ ainda é escassa. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar, a partir dos dados do Censo Escolar da Educação Básica referente ao ano de 2023, os indícios de exclusão escolar vivida por alunos com TEA, em Teresópolis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental utilizando como fonte os dados do Censo Escolar disponibilizados virtualmente. Os resultados obtidos não permitiram confirmar a existência de exclusão da escola, apesar de a literatura acadêmica indicar que haja. Porém, pôde-se constatar a presença de exclusão na escola por meio das estatísticas sobre classe especializada, turmas de Atendimento Educacional Especializado, Salas de Recursos Multifuncionais disponíveis, distorção idade-série e rendimento escolar.

Biografia do Autor

Raphael Aguiar Leal Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ). Especialista em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (PUC-RS). Graduado em Terapia Ocupacional (UFRJ). 

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-Doutorando em Ciências da Educação (UCP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP). Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEDU–FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado
2025-09-03