PROCESSOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR VIVIDOS POR ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM TERESÓPOLIS–RJ: UM ESTUDO COM BASE NO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
A literatura sobre a escolarização de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), na cidade de Teresópolis–RJ ainda é escassa. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar, a partir dos dados do Censo Escolar da Educação Básica referente ao ano de 2023, os indícios de exclusão escolar vivida por alunos com TEA, em Teresópolis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental utilizando como fonte os dados do Censo Escolar disponibilizados virtualmente. Os resultados obtidos não permitiram confirmar a existência de exclusão da escola, apesar de a literatura acadêmica indicar que haja. Porém, pôde-se constatar a presença de exclusão na escola por meio das estatísticas sobre classe especializada, turmas de Atendimento Educacional Especializado, Salas de Recursos Multifuncionais disponíveis, distorção idade-série e rendimento escolar.
References
BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. Escritos de educação. 9. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. p. 217-228.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto nº 12.115, de 17 de julho de 2024. Institui o Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF, 17 jul. 2024.
BRASIL. Lei n° 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.
BRASIL. Portaria normativa n° 13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”. Brasília, DF, 2007.
CHRISPINO, R. P. No chão da sala de aula: o que os professores fazem para alfabetizar crianças com ritmos diferentes. 2022. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
COSTA, D. Paulo Guedes volta a defender corte no Censo: ‘Tem muita coisa que não é importante’. O Globo, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em:
DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 29-45, 2003.
FERRARO, A. R.; ROSS, S. D. Diagnóstico da escolarização no Brasil na perspectiva da exclusão escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, p. 1-26 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUZZO, R. S. L.; FILHO, A. E. Desigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos sobre Educação, Ibirité, v. 4, n. 2, p. 39-48, 2005.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Painéis Estatísticos - Censo Escolar. 2024a. Disponível em:
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2023. Brasília: Inep, 2024b. Disponível em:
MACHADO, S. C. Desafios da educação inclusiva: um estudo de caso na Escola Municipal Paulo Freire - Teresópolis/RJ. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, 2012.
OLIVEIRA, D. A. A política educacional brasileira: entre a eficiência e a inclusão democrática. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. especial, p. 225-243, 2014.
PEREIRA, E. R. O. O corpo ganha lugar na educação inclusiva: um olhar para a motricidade no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 2020. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
SILVA, E. R.; SOUZA, C. C.; RODRIGUES, M. G. A. Entre portas fechadas: frestas e brechas para pensar processos inclusivos na Educação. Revista Educação Especial, v. 36, p. 1-14, 2023.
TENENTE, L. ‘Inclusivismo’: ministro usa termo da teologia para falar de educação de crianças com deficiência. G1, 2021. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).