DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EM CÍRCULOS DE LEITURAS

Palavras-chave: Círculos de leitura. Docência. Educação Infantil. Pós-Graduação.

Resumo

O artigo aborda a problemática da docência na Educação Infantil, tendo como objetivo analisar teses e dissertações estudadas no contexto dos círculos de leitura, que tiveram inspiração nos círculos de cultura de Paulo Freire. A metodologia compreendeu a definição do corpus que seria estudado, optando-se por uma dissertação e quatro teses brasileiras, que focalizavam a temática docência e Educação Infantil. Posteriormente, constitui-se um grupo de estudos para os encontros dos círculos de leituras, os quais aconteciam semanalmente. Para fins deste artigo, optou-se pela análise do referencial estudado a partir das seguintes categorias: tema e objetivo, metodologia, resultados e conclusões. Conclui-se que os círculos de leitura, podem contribuir para a compreensão de diversos temas, devido aos aspectos teóricos e metodológicos desta experiência de formação docente, a qual propicia um caminho de conscientização para a formação dos sujeitos sociais, a partir da construção de conhecimento em coletividade.

Biografia do Autor

Fernanda da Silva Coelho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Pedagogia (UFSC). Especialista em Administração Escolar (FAVENI) e Supervisão Escolar (UNINTER). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/FAED/UDESC). Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 

Thaís Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Pedagogia (USJ). Especialista em Pedagogia Gestora - Administração, Supervisão e Orientação Escolar (FDB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/FAED/UDESC). Professora Auxiliar de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Educação Física (UFSM) e Pedagogia (UVA). Especialista em Educação Infantil (UNIFRA) e em Educação Especial (UFSM). Mestre em Educação (UFSM). Doutora em Educação (UFRN). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FAED/UDESC).

Altino José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Historiador (UFSC); Pedagogo (UNINOVE); Especialista em História Social (UDESC); Mestre em Educação e Infância (UFSC); Doutor em Educação (UFRGS) com ênfase em Estudos sobre Infâncias. Pós-doutor pela UDESC/FAED/PPGE/PNPD/CAPES. Professor credenciado e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC/FAED/PPGE) e Pesquisador/coordenador no Laboratório de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE), coautor e orientador no presente artigo. 

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 nov. 2024.

BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 15 nov. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.html. Acesso em: 15 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 1998. Brasília. v.1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/&task=doc_download&gid=9769&Itemid. Acesso em: 5 dez. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 nov. 2024.

CASTRO, Joselma Salazar de. A docência na educação infantil como ato pedagógico. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173271. Acesso em: 21 jan. 2025.

GOBBATO, Carolina. Diálogos sobre educação infantil e didática: por entre distanciamentos e aproximações. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/274705. Acesso em: 08 jan. 2025.

FIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues; SILVA, Gustavo Ferreira da. Reflexões em torno dos círculos de cultura na perspectiva freiriana: um espaço-tempo de comunicar-formar sujeitos sociais.Comunicação & Reflexão, ano XXVI, n. 2, jul./dez. 2021. Dossiê 100 anos de Paulo Freire: Pedagogia de Paulo Freire e Engajamento na práxis. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187336 . Acesso em: 02 mar. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JUSTO, Karen Costa Vasconcelos. A arte contemporânea em diálogo com a educação infantil: a biografia educativa de uma professora. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75850. Acesso em: 08 jan. 2025.

MACHADO, NiqueliStreck. Artesanias docentes na educação infantil: fios que tecem o fazer pedagógico na pré-escola. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/274434. Acesso em: 21 jan. 2025.

MARTINS FILHO, Altino José; MARTINS FILHO, L. J. Uma Agenda de Estudos sobre as Crianças e a Experiência de Viver a Infância em um Contexto de Educação Coletiva. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 6, p. 43-53, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1179. Acesso em: 02 mar. 2025.

MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da Vida Cotidiana no Fazer-Fazendo da Docência na Educação Infantil. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/72780. Acesso em: 15 nov. 2024.

MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da Vida Cotidiana no Fazer-Fazendo da Docência na Educação Infantil: Além da A4. 4. ed. Florianópolis: Editora Insular, 2023.

ROCHA, E. A. C.. (2001). A pedagogia e a educação infantil. Revista Brasileira De Educação, (16), 27–34. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000100004 Acesso em: 02 mar. 2025.
Publicado
2025-09-03