DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EM CÍRCULOS DE LEITURAS
Abstract
O artigo aborda a problemática da docência na Educação Infantil, tendo como objetivo analisar teses e dissertações estudadas no contexto dos círculos de leitura, que tiveram inspiração nos círculos de cultura de Paulo Freire. A metodologia compreendeu a definição do corpus que seria estudado, optando-se por uma dissertação e quatro teses brasileiras, que focalizavam a temática docência e Educação Infantil. Posteriormente, constitui-se um grupo de estudos para os encontros dos círculos de leituras, os quais aconteciam semanalmente. Para fins deste artigo, optou-se pela análise do referencial estudado a partir das seguintes categorias: tema e objetivo, metodologia, resultados e conclusões. Conclui-se que os círculos de leitura, podem contribuir para a compreensão de diversos temas, devido aos aspectos teóricos e metodológicos desta experiência de formação docente, a qual propicia um caminho de conscientização para a formação dos sujeitos sociais, a partir da construção de conhecimento em coletividade.
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