EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA E INCLUSIVA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS
Resumo
A Educação Sexual na Educação Infantil é marcada por tabu, despreparo e medo por parte das famílias e professoras/es. Mesmo com avanços na temática e aportes legais, ainda persistem problemas que envolvem o currículo das instituições educativas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as orientações para a Educação Sexual no currículo da Educação Infantil de Florianópolis. É ancorada em uma abordagem qualitativa e análise documental do Currículo da Educação Infantil de 2015 e da Reedição das Orientações Curriculares da Educação Infantil de 2022, a partir das palavras-chave: Educação Sexual, corpo, inclusão, sentimento, diversidade, sexo e sexualidade, a fim de compreender a orientação curricular para a Educação Sexual. O estudo mostra que existem elementos que tangenciam a Educação Sexual emancipatória e inclusiva, mas não apresentam profundidade no diálogo, direito ao conhecimento científico ou aproximação com as vivências cotidianas das crianças na instituição de Educação Infantil.
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