EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA E INCLUSIVA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FLORIANÓPOLIS

Palavras-chave: Educação Sexual. Currículo. Crianças.

Resumo

A Educação Sexual na Educação Infantil é marcada por tabu, despreparo e medo por parte das famílias e professoras/es. Mesmo com avanços na temática e aportes legais, ainda persistem problemas que envolvem o currículo das instituições educativas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as orientações para a Educação Sexual no currículo da Educação Infantil de Florianópolis. É ancorada em uma abordagem qualitativa e análise documental do Currículo da Educação Infantil de 2015 e da Reedição das Orientações Curriculares da Educação Infantil de 2022, a partir das palavras-chave: Educação Sexual, corpo, inclusão, sentimento, diversidade, sexo e sexualidade, a fim de compreender a orientação curricular para a Educação Sexual. O estudo mostra que existem elementos que tangenciam a Educação Sexual emancipatória e inclusiva, mas não apresentam profundidade no diálogo, direito ao conhecimento científico ou aproximação com as vivências cotidianas das crianças na instituição de Educação Infantil.

Biografia do Autor

Graziela Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Psicopedagoga Clínica, Pedagoga, Pesquisadora Científica do LabEduSex e UNIRIO, Docente do Mestrado do Curso de Direitos Humanos, Mediação de Conflitos e Gênero/ ISCET/Moçambique e do Centro de Educação a Distância da UDESC, Perita Judicial, Consultora e Palestrante na área da Sexualidade e Educação Sexual há mais de 23 anos.

Cassiano Uberti, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando em Educação no PPGE - FAED/UDESC, Pedagogo, Supervisor Escolar na Educação Infantil da Prefeitura de Florianópolis, Palestrando em Formação Continuada de Professores na Educação Infantil, Membro do LABOREI (Laboratório de Educação e Infância) da FAED/UDESC.

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Publicado
2025-09-03