PROCESSO DE LEITURA: O QUE DIZEM PAIS/RESPONSÁVEIS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA?

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Alfabetização. Alunos.

Resumo

O respectivo artigo aborda as percepções e considerações dos pais/responsáveis de alunos acerca do desenvolvimento da leitura e escrita de discentes do segundo ciclo do ensino fundamental de cinco escolas quilombolas do município de Gurupá no estado do Pará. O objetivo central do trabalho é analisar as argumentações dos pais/responsáveis dos alunos, quanto ao andamento do processo de alfabetização de suas proles. Como materiais e métodos aplicou-se entrevistas aos sujeitos participantes, que caracteriza o estudo com pesquisa de campo a partir de uma abordagem qualitativa. Por fim, constatou-se lacunas nas falas dos pais, principalmente no confronto de discursos, bem como o retardamento no processo de ensino aprendizagem, dificuldades nos rendimentos escolares, imprecisões ao acesso de domínio pleno dos alunos e a insuficiência na participação da vida escolar dos filhos.

Biografia do Autor

Fábio José Brito dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Educação Básica. 

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Publicado
2025-09-03