PROCESSO DE LEITURA: O QUE DIZEM PAIS/RESPONSÁVEIS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA?

Resumen

O respectivo artigo aborda as percepções e considerações dos pais/responsáveis de alunos acerca do desenvolvimento da leitura e escrita de discentes do segundo ciclo do ensino fundamental de cinco escolas quilombolas do município de Gurupá no estado do Pará. O objetivo central do trabalho é analisar as argumentações dos pais/responsáveis dos alunos, quanto ao andamento do processo de alfabetização de suas proles. Como materiais e métodos aplicou-se entrevistas aos sujeitos participantes, que caracteriza o estudo com pesquisa de campo a partir de uma abordagem qualitativa. Por fim, constatou-se lacunas nas falas dos pais, principalmente no confronto de discursos, bem como o retardamento no processo de ensino aprendizagem, dificuldades nos rendimentos escolares, imprecisões ao acesso de domínio pleno dos alunos e a insuficiência na participação da vida escolar dos filhos.

Biografía del autor/a

Fábio José Brito dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da Educação Básica. 

Citas

BATISTA, Maria Luíza; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos. A construção da leitura e da escrita pela criança: contribuições do PIBID. Revista Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 17, n. 2, p. 197-216, 2016.

BEDIN, Everton; PINO, José Claudio del. Desempenho pedagógico: a emersão da interdisciplinaridade na educação básica à luz da reestruturação curricular. Revista Signos, Lajeado/RS, n. 1, p. 24-43, 2017.

FAILLA, Zoara. (Org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

FERNANDES, Denise F. Cicaroni; SANTOS, Marcos A. Paladini dos; BURIN, Alessandra C. Hernandes. A questão do letramento na universidade: algumas reflexões e desafios. Revista de Ciências Gerenciais, Valinhos, SP, v. 12, n. 15, p. 75-84, 2008.

FLÔRES, OniciC. Ensinando a ler e a escrever: o português brasileiro, seus princípios fonológicos e os vínculos entre fala, escuta, leitura e escrita. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2016.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

MAZZAROTTO, I.H.E.K. Encaminhamento de crianças com queixas de leitura e escrita: posição dos familiares. 118p. Dissertação (Distúrbios da Comunicação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.

PINTO, Maria da Graça C. A passagem do oral à escrita sem conflitos. In: JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. 1., 2015, Natal. As bases do processo de alfabetização e o ensino. Natal. Material cedido pela autora. 2015.
Publicado
2025-09-03