A INFÂNCIA E AS EXPERIÊNCIAS LEITORAS
Resumo
Apresentamos neste artigo uma reflexão acerca das relações afetivas, ou não, estabelecidas pelas crianças diante das experiências com os livros e os indicativos apresentados por elas durante essas relações. Este texto tem o intuito de apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de Doutorado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). A pesquisa foi realizada em uma unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, SC, com crianças de 1 ano a 5 anos e 11 meses. Fundamentada nos estudos da teoria do dialogismo de Bakhtin e seu Círculo em diálogo com a Teoria Histórico-cultural refletimos acerca da mediação e a interação social como elementares para a apropriação dos conhecimentos, a qual fortalece as relações das crianças como os livros, mostrando outras possibilidades interpretativas, ampliando seu conhecimento diante da narrativa em fase de leitura, permitindo à criança estabelecer suas concepções de leitura e possibilitando a capacidade de construir seus próprios critérios de escolha, bem como proporcionar uma relação de afeto por estas escolhas.
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