A INFÂNCIA E AS EXPERIÊNCIAS LEITORAS

  • Thamirys Frigo Furtado Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Eliane Debus Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Educação Infantil. Experiências leitoras. Mediação docente. Leitura literária.

Resumo

Apresentamos neste artigo uma reflexão acerca das relações afetivas, ou não, estabelecidas pelas crianças diante das experiências com os livros e os indicativos apresentados por elas durante essas relações. Este texto tem o intuito de apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de Doutorado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). A pesquisa foi realizada em uma unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, SC, com crianças de 1 ano a 5 anos e 11 meses. Fundamentada nos estudos da teoria do dialogismo de Bakhtin e seu Círculo em diálogo com a Teoria Histórico-cultural refletimos acerca da mediação e a interação social como elementares para a apropriação dos conhecimentos, a qual fortalece as relações das crianças como os livros, mostrando outras possibilidades interpretativas, ampliando seu conhecimento diante da narrativa em fase de leitura, permitindo à criança estabelecer suas concepções de leitura e possibilitando a capacidade de construir seus próprios critérios de escolha, bem como proporcionar uma relação de afeto por estas escolhas.

Biografia do Autor

Thamirys Frigo Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em educação (PPGE/UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE/UFSC). Atualmente é professora auxiliar de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC) e Professora no Curso de Pedagogia (FAED/UDESC). 

Eliane Debus, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Pós-doutora pela Universidade do Minho (PT). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Atualmente é Secretária de Cultura, Arte e Esporte (UFSC). É líder do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE/UFSC). 

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Formas de tempo e de cronotopo no romance (ensaios de poética histórica). In BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora F. Bernadini et al. São Paulo: Hucitec; Annablume, 2002[1930].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.
BRITTO, Luiz Percival Leme. Letramento e Alfabetização: implicações para a educação infantil. In FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO; Suely Amaral. O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas: Autores Associados, 2005.
GONÇALVES, Fernanda. As palavras e seus deslimites: a relação dos bebês com os livros na educação infantil. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
LLUCH, Gemma. Para uma seleção adequada do livro: das capas ao estilo da literatura comercial. In AZEVEDO, Fernando. Literatura infantil: recepção leitora e competência literária. Língua materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2006. p. 216-230.
MELLO, Suely Amaral. Letramento e alfabetização na Educação Infantil, ou melhor, formação da atitude leitora e produtora de textos nas crianças pequenas. In VAZ, Alexandre Fernandez; MOMM, Caroline Machado. Educação Infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis, RJ: Nova Harmonia, 2012.
PEREIRA, Arlete de Costa. A dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas: indícios da formação de leitores. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2019.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. In CRUZ, Silvia Helena Vieira (org.) A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 43-51
SILVA, Rachel Polycarpo da. Biblioteca para quem não sabe ler? A quebra de paradigma sobre leitura, leitores, usuários de bibliotecas e o papel do bibliotecário escolar na educação infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2014.
UMBELINO, Janaina Damasco. Elementos mediadores na atividade pedagógica promotora do desenvolvimento humano na criança: contribuições da educação em Cuba. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e Desenvolvimento intelectual na Idade Escolar. In Vigostkii, Lev Semenovich.; LURIA, Alexander Romanovich.; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone; EdUSP, 1988.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Tradução de Zóia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Construção da Enunciação e outros ensaios. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2013.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
Publicado
2025-09-03