A REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE PROFESSOR DE APOIO: INTERPRETAÇÃO A PARTIR DA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS (2018 - 2024)
Resumo
Este artigo discute os aspectos legais e normativos da atuação do Professor de Apoio na rede pública de ensino no município de Dourados/MS. Ele reflete sobre a legislação nacional, estadual e municipal relacionada a este profissional, utilizando uma abordagem qualitativa e análise documental. A pesquisa identifica desafios como a diversidade de nomenclaturas e funções, a falta de regulamentação nacional e a ausência de clareza sobre carga horária e planejamento pedagógico. Destacam-se lacunas significativas nas políticas inclusivas, como a carência de formação continuada e a desvalorização desses profissionais, além de discrepâncias entre diretrizes locais e garantias nacionais. O estudo conclui que um compromisso político constrói diretrizes claras e padronizadas, superando a fragmentação das políticas educacionais. Uma abordagem estruturada consolida práticas inclusivas, atendendo às demandas pedagógicas e sociais da educação especial e assegurando a plena integração e participação do público-alvo no processo de ensino-aprendizagem.
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