A REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE PROFESSOR DE APOIO: INTERPRETAÇÃO A PARTIR DA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS (2018 - 2024)

Palavras-chave: Educação inclusiva. Professor de apoio. Legislação. Educação Especial. Políticas públicas.

Resumo

Este artigo discute os aspectos legais e normativos da atuação do Professor de Apoio na rede pública de ensino no município de Dourados/MS. Ele reflete sobre a legislação nacional, estadual e municipal relacionada a este profissional, utilizando uma abordagem qualitativa e análise documental. A pesquisa identifica desafios como a diversidade de nomenclaturas e funções, a falta de regulamentação nacional e a ausência de clareza sobre carga horária e planejamento pedagógico. Destacam-se lacunas significativas nas políticas inclusivas, como a carência de formação continuada e a desvalorização desses profissionais, além de discrepâncias entre diretrizes locais e garantias nacionais. O estudo conclui que um compromisso político constrói diretrizes claras e padronizadas, superando a fragmentação das políticas educacionais. Uma abordagem estruturada consolida práticas inclusivas, atendendo às demandas pedagógicas e sociais da educação especial e assegurando a plena integração e participação do público-alvo no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Wilker Solidade da Silva , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua como professor no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Maracaju. 

Johnny dos Santos Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atua como Professor de Apoio Pedagógico Educacional da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS e Professor no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados.

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Publicado
2025-09-03