O QUE ESTÁ PREVISTO E PROPOSTO QUANTO AO ESPAÇO DAS E PARA AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Educação Infantil. Documentos do Ministério da Educação. Espaços. Professoras.

Resumo

Este texto é parte dos estudos de doutorado ainda em andamento, que pretende analisar os espaços das professoras de Educação Infantil em Florianópolis. As discussões apresentadas referem-se ao levantamento dos Documentos Oficiais do Ministério da Educação. Neste artigo, utilizou-se como procedimento a pesquisa documental, com foco na análise do prescrito e previsto dos espaços para as professoras no interior dos prédios de instituições de Educação Infantil. Buscou-se mapear e identificar como são referendados e descritos os espaços das/para as professoras, bem como se houve e quais foram as indicações de transformações ao longo dos anos. O artigo revela a ausência de descrições para os espaços das professoras e revela a urgência da inclusão da temática nas pautas de lutas da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Mauricia Santos de Holanda Bezerra, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis.

Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutorada na Università degli Studi di Pavia (2016). Doutorado em  Educação  pela  Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora associada da UFPR, no Departamento de Teoria e Prática de Ensino e no Programa de Pós-Graduação  em Educação, na Linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. É pesquisadora do NEPIE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação  Infantil, da UFPR. 

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Publicado
2025-09-03