O intuito desse dossiê foi congregar trabalhos que dialoguem com este propósito de resistência e lutas, a partir de um referencial decolonial, com vistas ao fortalecimento da autonomia dos povos originários, de seus etnosaberes e saberes culturais próprios que se consolidam em outros cenários além da instituição escolar, uma vez que compreendemos que a educação indígena e a educação escolar indígena se consolidam não somente na escola e nas universidades, mas em vários outros lugares, práticas e territórios.

Organização:

Profª. Drª. Rosangela Célia Faustino (UEM/Maringá-PR)
Profª. Ma. Sara Concepción Chena Centurión (PPE/UEM)
Prof. Dr. Wilson Martínez Guaca (Unicatólica-Cali-Colômbia)


Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

Abril de 2025.

 

Publiée: 2025-08-01

Apresentação

Artigos

Relatos de Experiência