PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA GUARANI E KAIOWA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESERVA INDÍGENA AMAMBAI-MS

  • Cássio Knapp Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Flaviano Franco Fórum Nacional da Educação Escolar Indígena
Palavras-chave: Alfabetização em língua materna; Guarani e Kaiowá; Educação Escolar Indígena.

Resumo

Este trabalho parte da pesquisa de mestrado de Flaviano Franco, indígena da etnia Guarani Kaiowá, e tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o processo de alfabetização em uma escola indígena na Reserva Indígena Amambai-MS, espaço de vivência das etnias Guarani e Kaiowá na Reserva Indígena Amambai-MS. Para tanto, valemos da etnografia da sala de aula durante um bimestre, observando as aulas do 1º ano do ensino fundamental, especificamente nas aulas de alfabetização em língua materna, na escola indígena da aldeia O trabalho consistiu no acompanhamento das aulas ministradas pela professora regente nas disciplinas de língua materna e matemática. Ao analisar a prática de alfabetização em sala de aula, descreveram-se situações que dificultam o ensino-aprendizagem, apesar dos esforços iniciais para aperfeiçoar o ensino na língua guarani. Foram identificados alguns fatores relacionados à escola em geral no que diz respeito à alfabetização, que merecem uma atenção mais detalhada para evitar desgastes com os alunos. Outros fatores destacados dizem respeito à prática dentro da sala de aula, incluindo a valorização (ou não) da língua materna no ensino, tanto para instrução quanto para leitura e escrita. Esse ponto é relevante, pois, segundo um levantamento sociolinguístico, os alunos Guarani e Kaiowá ingressam na escola como falantes monolíngues da língua indígena.

Biografia do Autor

Cássio Knapp, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em História, professor do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Autuando nos Programas de Pós-graduação em História (PPGH) e Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET). 

Flaviano Franco, Fórum Nacional da Educação Escolar Indígena

Mestre em Educação e Territorialidade, professor da rede municipal do município de Amambai-MS. Tem atuado como consultor pedagógico para formação continuada e cursos de formação inicial de professores indígenas. Atualmente representante do Fórum Nacional da Educação Escolar Indígena FOREM. 

Referências

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KNAPP, Cássio. Educação escolar indígena: o ensino bilíngue e os Guarani e Kaiowá. 1. ed. Curitiba Editora CRV, 2020.
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Publicado
2025-08-01