LÍNGUA GUARANI NA TI DE PINHALZINHO-PARANÁ: PRODUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA

  • Isabely Schermak Sanson Freitas Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Ligia Paula Couto Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Palavras-chave: Oralidade. Ancestralidade. Unidade didática. Guarani. TI Pinhalzinho.

Resumo

O artigo é parte do Trabalho de Conclusão de Curso com objetivo da elaboração de uma unidade didática/caderno do professor para a disciplina de língua Guarani do Colégio Estadual Indígena Yvy Porã. O material foi feito para turmas de 6º ao 9º ano, focado na ancestralidade Guarani e na oralidade. O trabalho é resultado da demanda da comunidade. Assim, o material foi feito com a comunidade e com a professora Silvana Mimbi Veríssimo que participou desde o projeto ao teste do material em sala de aula. Além disso, as discussões sobre ancestralidade foram feitas com base nos áudios/transcrições da fala da anciã Selma sobre ervas medicinais. O resultado foi um caderno do professor com as atividades e orientações e um livro com as atividades dos estudantes. Assim, atualmente, a unidade se encontra na fase de teste dentro do Colégio, para que no futuro possa ser publicada.

Biografia do Autor

Isabely Schermak Sanson Freitas, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestrado em andamento em Esdudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ligia Paula Couto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

DOMINGUES, Jefferson Gabriel (org.). Nhemboeaty Yvy Porã: Uma trajetória de luta e resistência na efetivação de uma aprendizagem intercultural. Maringá, Programa interdisciplinar de Estudos de Populações/Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etnohistória, 2020. 178 p.
TAKARIJU, Felipe Coelho Iaru Yê. Alienindi: Os portais dos mundos. Ponta Grossa: UEPG-PROEX, 2021. p. 194.
VERÍSSIMO, Silvana Mimbi. Aprendizagem na língua indígena Guarani na Terra Indígena de Pinhalzinho, Paraná. Trabalho de conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Gestão Escolar Indígena. Universidade Estadual de Maringá. 2021
Publicado
2025-08-01