LÍNGUA GUARANI NA TI DE PINHALZINHO-PARANÁ: PRODUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA
Resumo
O artigo é parte do Trabalho de Conclusão de Curso com objetivo da elaboração de uma unidade didática/caderno do professor para a disciplina de língua Guarani do Colégio Estadual Indígena Yvy Porã. O material foi feito para turmas de 6º ao 9º ano, focado na ancestralidade Guarani e na oralidade. O trabalho é resultado da demanda da comunidade. Assim, o material foi feito com a comunidade e com a professora Silvana Mimbi Veríssimo que participou desde o projeto ao teste do material em sala de aula. Além disso, as discussões sobre ancestralidade foram feitas com base nos áudios/transcrições da fala da anciã Selma sobre ervas medicinais. O resultado foi um caderno do professor com as atividades e orientações e um livro com as atividades dos estudantes. Assim, atualmente, a unidade se encontra na fase de teste dentro do Colégio, para que no futuro possa ser publicada.
Referências
TAKARIJU, Felipe Coelho Iaru Yê. Alienindi: Os portais dos mundos. Ponta Grossa: UEPG-PROEX, 2021. p. 194.
VERÍSSIMO, Silvana Mimbi. Aprendizagem na língua indígena Guarani na Terra Indígena de Pinhalzinho, Paraná. Trabalho de conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização em Gestão Escolar Indígena. Universidade Estadual de Maringá. 2021
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).