MULHERES EM AÇÃO EM UM EVENTO CULTURAL E SOCIAL EM SOROCABA

  • Vânia Gutierres Siems Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Mulheres. Movimento social. Evento cultural.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as experiências artistas mulheres que participam da Feira do Beco do Inferno, um evento cultural e social que acontece na cidade de Sorocaba. As experiências foram relatadas pelas próprias artistas e observadas diretamente na participação da Feira. O objetivo foi de conhecer suas ações dentro do evento e compreender as dinâmicas de participação política e social destas mulheres na sociedade buscando desvendar os papeis que representam na luta por uma sociedade mais justa, igualitária e menos preconceituosa, analisando suas contribuições para a reflexão política, os entraves que enfrentam e a visibilidade que o evento as proporciona. A pesquisa de metodologia qualitativa investigou as trajetórias e significados desse evento que se demonstrou como um grande movimento social que potencialmente influencia a comunidade. Indo de encontro as pesquisa que demonstram a importância dos movimentos sociais e do espaço de representatividade para mulheres. 

Biografia do Autor

Vânia Gutierres Siems, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Graduada em Hotelaria pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Atualmente Professora no Centro Paula Souza (Etec / Fatec).

Referências

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 2011.

DIAS, Mauricio Sergio. Minha Rua, Nossa História: Personagens e fatos que dão nome às ruas de Sorocaba. 1. ed. Sorocaba: Linograf, 2002. 236 p.

DUARTE, Rosália. Pesquisa Qualitativa: Reflexões Sobre o Trabalho de Campo. Cadernos de Pesquisa, n115, p. 139-154, março de 2002.

HOOKS, Bell. Recusando-se a ser uma vítima - bell hooks. In: FEMINISMO RADICAL. [s/n. s/l]. 2013. Disponível em: https://we.riseup.net/radfem/recusando-se-a-ser-uma-v%C3%ADtima-bell-hooks Acesso 23.02 2022


HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras/Bell Hooks;tradução Bhuvi Libanio. – 20º ed. – Rios de Janeiro: Rpsa dos Tempos, 2023.

MAY, T. Pesquisa social. Questões, métodos e processos. 2001. Porto Alegre, Artemed.

MELUCCI, Alberto. L'Invenzione del presente. Movimenti, Identità, Bisogni Individuali. Bolonha, II Mulino, 1982.

MELUCCI, Alberto. Um objetivo para os movimentos sociais. Revista Lua Nova, nº 17, São Paulo, CEDEC, 1989. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/g4ySjtRNsbjW73tXTR4VNNs/# Acesso: 10.05.2024.


SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, Ano 1, n.1, Jul., 2009

Zitta, Carmem. Organização De Eventos: da ideia a realidade. Brasilia: Senac-DF, 2011.
Publicado
2025-08-01