HISTÓRIA E ETNOCONHECIMENTO: ARTICULANDO SABERES EM ESCOLA INDÍGENA

  • Luciana Helena de Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Jefferson Gabriel Domingues Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Escola Guarani. Ensino de História. Entoconhecimento. Interculturalidade. Decolonialidade.

Resumo

Este artigo discute uma experiência docente no Colégio Estadual Indígena Yvy Porã, desenvolvida entre 2012 e 2018, no ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental, junto à comunidade Guarani Nhandewa. O objetivo é compartilhar práticas pedagógicas que promovem uma educação diferenciada, integrando etnoconhecimentos e a cosmologia Guarani aos saberes científicos do currículo oficial. A metodologia baseou-se em trabalhos interdisciplinares e em uma abordagem decolonial, valorizando a história indígena como protagonista do processo educativo. Os resultados evidenciam a importância da Educação Escolar Indígena como instrumento de luta e fortalecimento identitário, alinhada às demandas dos povos indígenas e às diretrizes legais. O estudo contribui para reflexões sobre a formação docente e o ensino de História em contextos interculturais, reafirmando a necessidade de uma educação significativa e contextualizada.

Biografia do Autor

Luciana Helena de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus de Jacarezinho – PR.

Jefferson Gabriel Domingues, Universidade Estadual de Maringá

Indígena Guarani Nhandewa. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Diretor do Colégio Estadual Indígena Yvy Porã – Tomazina/PR.

Referências

BANIWA, Gersen. Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. Rio de Janeiro, Mórula/Laced, 2019.

BRASIL, Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL, Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – Lei n. 9394/96. Brasília, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE-CEB nº 13. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Brasília, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, 2014.

CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 837-854, jul./set. 2012.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010.

ORIÁ, Ricardo. Memória e Ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 10 ed. - São Paulo: Contexto, 2005.

PAIVA, Adriano Toledo. História Indígena na sala de aula. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 3-46, 2007.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 10 ed. - São Paulo: Contexto, 2005.

VAINFAS, Ronaldo (Direção). Dicionário do Brasil Imperial, 1822-1889. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

YVY PORÃ, Colégio Estadual Indígena. Projeto Político Pedagógico (PPP). Terra Indígena Pinhalzinho – Tomazina/PR, 2019.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: WALSH, Catherine; GARCÍA LINERA, Álvaro; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del Estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2009. p. 85-126.
Publicado
2025-08-01