HISTÓRIA E ETNOCONHECIMENTO: ARTICULANDO SABERES EM ESCOLA INDÍGENA
Abstract
Este artigo discute uma experiência docente no Colégio Estadual Indígena Yvy Porã, desenvolvida entre 2012 e 2018, no ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental, junto à comunidade Guarani Nhandewa. O objetivo é compartilhar práticas pedagógicas que promovem uma educação diferenciada, integrando etnoconhecimentos e a cosmologia Guarani aos saberes científicos do currículo oficial. A metodologia baseou-se em trabalhos interdisciplinares e em uma abordagem decolonial, valorizando a história indígena como protagonista do processo educativo. Os resultados evidenciam a importância da Educação Escolar Indígena como instrumento de luta e fortalecimento identitário, alinhada às demandas dos povos indígenas e às diretrizes legais. O estudo contribui para reflexões sobre a formação docente e o ensino de História em contextos interculturais, reafirmando a necessidade de uma educação significativa e contextualizada.
References
BRASIL, Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL, Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – Lei n. 9394/96. Brasília, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE-CEB nº 13. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Brasília, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, 2014.
CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 837-854, jul./set. 2012.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010.
ORIÁ, Ricardo. Memória e Ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 10 ed. - São Paulo: Contexto, 2005.
PAIVA, Adriano Toledo. História Indígena na sala de aula. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, p. 3-46, 2007.
SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores Associados, 2008.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 10 ed. - São Paulo: Contexto, 2005.
VAINFAS, Ronaldo (Direção). Dicionário do Brasil Imperial, 1822-1889. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
YVY PORÃ, Colégio Estadual Indígena. Projeto Político Pedagógico (PPP). Terra Indígena Pinhalzinho – Tomazina/PR, 2019.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: WALSH, Catherine; GARCÍA LINERA, Álvaro; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del Estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2009. p. 85-126.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).