COMUNIDADES INDÍGENAS, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA KAINGANG, NA TERRA INDÍGENA IVAÍ (PR/BR)

  • Luciana Regina Andrioli Zacarias Universidade Estadual do Vale do Aracau
  • Rita de Cassia Alves Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Camila Maria Bortot Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Nágila Rabelo de Lima Universidade Estadual do Vale do Aracau
Palavras-chave: Infância e Educação indígena. Educação infantil Kaingang. Identidade e diversidade cultural. Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Este artigo analisa as relações entre comunidades indígenas, infância e educação, com foco na educação infantil Kaingang na Terra Indígena Ivaí, no estado do Paraná, Brasil. Busca-se compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento de uma educação que transcende o espaço formal, valorizando os saberes tradicionais e as práticas comunitárias da cultura Kaingang. A pesquisa adota uma abordagem metodológica bibliográfica e inclui pesquisa de campo, realizada tanto no atendimento à educação infantil na aldeia quanto na observação do cotidiano das famílias. Fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural para compreender o processo de humanização e desenvolvimento da criança indígena. Os dados de campo evidenciam formas coletivas de transmissão de conhecimentos na comunidade Kaingang, destacando espaços específicos de aprendizagem escolar e cultural dentro e fora da Terra Indígena, onde as crianças vivenciam práticas comunitárias com a família e participam na venda de artesanato. Com isso, construiu-se uma concepção ampliada de educação como “bom viver” e práxis coletiva, ampliando também a noção de aprendizagem e desenvolvimento, em respeito à diversidade cultural dessa comunidade e preservação de sua identidade. Reforça-se que uma cultura indígena expressa padrões educativos próprios e que é um equívoco presumir que as crianças indígenas sejam negligenciadas ou abandonadas por suas famílias.

Biografia do Autor

Luciana Regina Andrioli Zacarias, Universidade Estadual do Vale do Aracau

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Vale do Aracau/CE.

Rita de Cassia Alves, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Paranavai/PR.

Camila Maria Bortot, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/PR).

Nágila Rabelo de Lima, Universidade Estadual do Vale do Aracau

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Vale do Aracau/CE.

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Publicado
2025-08-01