FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES INDÍGENAS TICUNAS

  • Neidemara Araújo de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Christine Berdusco Menezes Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Formação inicial de professores indígenas. Povo Ticuna. Educação escolar indígena.

Resumo

O objetivo do presente texto é verificar a formação inicial, em nível superior, dos professores indígenas Ticunas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental e que apresenta dados numéricos de levantamentos feitos junto às Secretarias Municipal e Estadual de Educação do estado do Amazonas, apresentando o quantitativo de professores indígenas Ticunas com formação inicial superior no município de Santo Antônio do Içá, Amazonas, a fim de avaliar a necessidade de investimentos nessa área que atenda aos anseios dos povos indígenas e das legislações vigentes. A pesquisa mostrou que a formação dos professores indígenas nesse estado iniciou-se de forma sistemática a partir dos anos de 1990 por meio de programas, projetos e organizações dos movimentos indígenas. Entretanto, na atualidade, os dados mostram que mais de 85% dos professores indígenas Ticunas não possuem formação inicial, em nível superior, e se encontram em salas de aula. Isso denota a necessidade de maiores investimentos financeiros e pedagógicos para ampliar e melhorar a formação bem como das práticas pedagógicas com vistas a uma educação escolar indígena de qualidade.

Biografia do Autor

Neidemara Araújo de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Maria Christine Berdusco Menezes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado
2025-08-01