FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES INDÍGENAS TICUNAS
Abstract
O objetivo do presente texto é verificar a formação inicial, em nível superior, dos professores indígenas Ticunas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental e que apresenta dados numéricos de levantamentos feitos junto às Secretarias Municipal e Estadual de Educação do estado do Amazonas, apresentando o quantitativo de professores indígenas Ticunas com formação inicial superior no município de Santo Antônio do Içá, Amazonas, a fim de avaliar a necessidade de investimentos nessa área que atenda aos anseios dos povos indígenas e das legislações vigentes. A pesquisa mostrou que a formação dos professores indígenas nesse estado iniciou-se de forma sistemática a partir dos anos de 1990 por meio de programas, projetos e organizações dos movimentos indígenas. Entretanto, na atualidade, os dados mostram que mais de 85% dos professores indígenas Ticunas não possuem formação inicial, em nível superior, e se encontram em salas de aula. Isso denota a necessidade de maiores investimentos financeiros e pedagógicos para ampliar e melhorar a formação bem como das práticas pedagógicas com vistas a uma educação escolar indígena de qualidade.
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