A ALIMENTAÇÃO DO POVO TERENA COMO OBJETO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E INSTRUMENTO DE PERPETUAÇÃO DA CULTURA

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Ensino de Ciências na Aldeia Passarinho. Cultura Indígena.

Resumo

O trabalho versa sobre o tema alimentação como uma forma de resgate da identidade cultural do Povo Terena, no contexto da Escola Municipal Indígena Pílad Rebuá, localizada no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul. Discutimos o direito a alimentação a partir de documentos oficiais e descrevemos as tradições presentes na Aldeia Passarinho, a partir dos olhos de uma das autoras, indígena Terena, e de cinco anciões que vivem na Terra Indígena. Sobre a alimentação e o papel da escola na manutenção de tradições culturais apresentamos o ponto de vista dos indígenas, professores de ciências. Concluímos que a escola enfrenta desafios para fornecer uma alimentação saudável e valorizar aspectos culturalmente ricos relacionados com a produção e consumo de alimentos na comunidade escolar do Povo Terena. Ela tem potencial de fortalecer tradições relacionadas ao plantio, colheita e consumo de alimentos, investindo em ações para além de datas comemorativas.

Biografia do Autor

Silara Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Indígena Terena, Mestre em Ensino de Ciências, professora de Biologia na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Suzete Rosana de Castro Wiziack, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Purutuya, Doutora em Educação, professora do Instituto de Biociências e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Purutuya, Doutora em Educação, Professora do Instituto de Física e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2025-08-01