EDUCAÇÃO SEXUAL COMO FATOR ASSEGURADOR DO BEM-ESTAR SOCIAL

Palavras-chave: Educação. Escola. Sexualidade. Educação sexual

Resumo

O presente artigo busca construir uma análise histórica a respeito da educação sexual, compreendendo sua relação com as esferas sociais e escolares, que, seja pela negligência, seja pela incitação, tem formado adultos com disfunções sexuais, refletindo na desigualdade social, além de problemas individuais na visão de si e do mundo. Observando essa problemática, a violência de gênero, homofobia, abusos sexuais, erotização precoce e entraves na saúde pública, pretende-se indicar aos professores e gestores a urgência da intervenção escolar nesse debate, repensando e introduzindo a educação sexual dialógica e adequada à atualidade no ambiente escolar. As metodologias utilizadas são da pesquisa bibliográfica e de campo por meio de entrevistas anônimas com adolescentes e adultos. Objetiva-se verificar de forma teórica e prática quais têm sido os avanços da educação sexual escolar e o que segue insuficiente para a concretização dessa necessária questão escolar e social.

Biografia do Autor

Alex Junior Bilhoto Faria, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS)

Mestre em Educação (UFLA). Especialista em Docência do Ensino Superior (Futura/ICETEC). Graduado em Letras (Fepi) e em Pedagogia (Newton Paiva). Professor do Centro Universitário do Sul de Minas (Grupo Unis). 

Bruna Elisa Alvarenga Ribeiro, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS)

Graduada em Pedagogia (Grupo Unis). 

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Publicado
2025-08-01