ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Resumo
O trabalho resulta das reflexões desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia III, realizada no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Apresenta como objetivo descrever as experiências do estágio coadunando com a construção da profissionalidade docente, articulando a teoria, prática e práxis. Realizado em uma escola estadual de Ensino Médio integrado ao Curso Técnico Profissionalizante, destacamos a importância da vivência escolar para compreender as estratégias educacionais. A experiência do estágio é analisada sob cinco perspectivas: Juventude e Ensino Médio: percepções e significados da vivência escolar; a relação aluno-professor; concepções dos estudantes sobre a presença das estagiárias na escola; relação com os pares; e as reflexões e aprendizados decorrentes da experiência do estágio supervisionado. A importância dessa experiência reside na sua capacidade de testar e moldar o compromisso do acadêmico com a profissão, definindo sua futura atuação como educador.
Referências
ARAÚJO, P.V; PESSOA, V.S; FONSECA, P.N; ALBUQUERQUE, J.H.A; ALMEIDA; A.C. Eu gosto da escola: um estudo sobre o apego ao ambiente escolar. Psicologia Escolar e Educacional, SP. 2016, p. 377-384.
BISCONSINI, Camila Rinaldi, et al. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 23, p. 75-87, 2019.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino Médio. UFMG. Belo Horizonte, 2014.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
KAERCHER, N. A; BOHRER, M. DE POUCA SERVENTIA, MESMO ASSIM DE ALGUMA VALIA, EIS A GEOGRAFIA: belezura, perguntação e imaginação. In: SANTOS, L. P; COSTELLA, R. Z. As perguntas de professores de geografia nos corredores da vida: algumas respostas de quem já se perguntou.Curitiba: CRV, 2021.
LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2005/2006.
NÓVOA, A. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
PILÃO, Jussara Moreira. O Construtivismo. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, p.29, 2012.
QUEIROZ, G. R. P. C. Processo de Formação de Professores Artistas Reflexivos de Física. Revista Cedes. Campinas, v. 22, n.74, p. 97-119, abril, 2001.
SANTOS FILHO, Aguinaldo Pedro. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes, 2010.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas- SP: Autores Associados, 2011
TARDIF, M. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13.ed.Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. 6. Ed. São Paulo: M. Fontes, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).