ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Escola profissionalizante. Ensino de Geografia. Profissionalidade docente.

Resumo

O trabalho resulta das reflexões desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia III, realizada no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Apresenta como objetivo descrever as experiências do estágio coadunando com a construção da profissionalidade docente, articulando a teoria, prática e práxis. Realizado em uma escola estadual de Ensino Médio integrado ao Curso Técnico Profissionalizante, destacamos a importância da vivência escolar para compreender as estratégias educacionais. A experiência do estágio é analisada sob cinco perspectivas: Juventude e Ensino Médio: percepções e significados da vivência escolar; a relação aluno-professor; concepções dos estudantes sobre a presença das estagiárias na escola; relação com os pares; e as reflexões e aprendizados decorrentes da experiência do estágio supervisionado. A importância dessa experiência reside na sua capacidade de testar e moldar o compromisso do acadêmico com a profissão, definindo sua futura atuação como educador.

Biografia do Autor

Vitória Ferreira de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Geografia (pela UECE). Mestranda em Geografia (pela UECE). 

Lidia Kessia Brito Bento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Geografia (pela UECE). 

Suellen Ingrid Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Geografia (pela UECE).

Bruna Dayane Xavier de Araújo, Universidade Estadual do Vale do Aracaú

Doutora em Geografia (pela UFC). Pós-Doutoranda (FUNCAP/ UECE). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Vale do Aracaú. 

Victória Sabbado Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutora em Geografia (pela UFRGS). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará.

Referências

AQUINO, J. G. A relação professor-aluno: do pedagógico ao institucional. São Paulo: Summus, 1996.

ARAÚJO, P.V; PESSOA, V.S; FONSECA, P.N; ALBUQUERQUE, J.H.A; ALMEIDA; A.C. Eu gosto da escola: um estudo sobre o apego ao ambiente escolar. Psicologia Escolar e Educacional, SP. 2016, p. 377-384.

BISCONSINI, Camila Rinaldi, et al. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v. 23, p. 75-87, 2019.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino Médio. UFMG. Belo Horizonte, 2014.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

KAERCHER, N. A; BOHRER, M. DE POUCA SERVENTIA, MESMO ASSIM DE ALGUMA VALIA, EIS A GEOGRAFIA: belezura, perguntação e imaginação. In: SANTOS, L. P; COSTELLA, R. Z. As perguntas de professores de geografia nos corredores da vida: algumas respostas de quem já se perguntou.Curitiba: CRV, 2021.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2005/2006.

NÓVOA, A. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PILÃO, Jussara Moreira. O Construtivismo. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.


PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, p.29, 2012.

QUEIROZ, G. R. P. C. Processo de Formação de Professores Artistas Reflexivos de Física. Revista Cedes. Campinas, v. 22, n.74, p. 97-119, abril, 2001.

SANTOS FILHO, Aguinaldo Pedro. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes, 2010.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas- SP: Autores Associados, 2011

TARDIF, M. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13.ed.Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. 6. Ed. São Paulo: M. Fontes, 1998.
Publicado
2025-08-01