ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Abstract
O trabalho resulta das reflexões desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia III, realizada no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Apresenta como objetivo descrever as experiências do estágio coadunando com a construção da profissionalidade docente, articulando a teoria, prática e práxis. Realizado em uma escola estadual de Ensino Médio integrado ao Curso Técnico Profissionalizante, destacamos a importância da vivência escolar para compreender as estratégias educacionais. A experiência do estágio é analisada sob cinco perspectivas: Juventude e Ensino Médio: percepções e significados da vivência escolar; a relação aluno-professor; concepções dos estudantes sobre a presença das estagiárias na escola; relação com os pares; e as reflexões e aprendizados decorrentes da experiência do estágio supervisionado. A importância dessa experiência reside na sua capacidade de testar e moldar o compromisso do acadêmico com a profissão, definindo sua futura atuação como educador.
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