NAÇÃO INDÍGENA WARAO: TRAJETÓRIAS DE VIDA E ACOLHIMENTOS SOCIOEDUCATIVOS NO SUDESTE PARAENSE

Palavras-chave: Educação escolar indígena. Comunidade Warao. Cultura. Acolhimento educacional.

Resumo

Este artigo discorre sobre o processo de inclusão educacional de indígenas venezuelanos da comunidade Warao, refugiados no município de Marabá. A ação é oriunda da Secretaria de Educação Municipal em diálogo com instituições parceiras e suas equipes técnico-pedagógicas. Busca-se refletir sobre a inserção desses indígenas na rede de ensino, contemplando a educação infantil, o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Prioriza-se como eixo de análise a cultura e a educação com base nos processos educativos experimentados por esta comunidade no cotidiano escolar. Utilizou-se a abordagem qualitativa com enfoque na observação participante, nos questionários, nas entrevistas e nas narrativas orais dos sujeitos dessa comunidade. Os resultados desta pesquisa revelam a seguridade de seus direitos acerca da qualidade do ensino, a valorização de seus conhecimentos tradicionais, além das implicações e das demandas necessárias para atender as particularidades educacionais de crianças, adolescentes, jovens e adultos dessa Etnia.

 

 

Biografia do Autor

Mauricio Martins Cabral, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade do Sul e Sudeste do Pará. Professor na rede municipal de ensino de Marabá, Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura. 

Francisca das Chagas Barros de Morais Gama, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Professora de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e com o ensino de Português como Língua de acolhimento (PLAc) com os venezuelanos da etnia Warao em situação de refúgio. 

Sandra Alves de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia. Professora de Matemática do Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os grupos de pesquisas: NEPE/UNEB; GEM/UFSCar; GREPEM/UFJF.

Wilson Alvino Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura (GEFLIC). 

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Publicado
2025-08-01