NAÇÃO INDÍGENA WARAO: TRAJETÓRIAS DE VIDA E ACOLHIMENTOS SOCIOEDUCATIVOS NO SUDESTE PARAENSE
Abstract
Este artigo discorre sobre o processo de inclusão educacional de indígenas venezuelanos da comunidade Warao, refugiados no município de Marabá. A ação é oriunda da Secretaria de Educação Municipal em diálogo com instituições parceiras e suas equipes técnico-pedagógicas. Busca-se refletir sobre a inserção desses indígenas na rede de ensino, contemplando a educação infantil, o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Prioriza-se como eixo de análise a cultura e a educação com base nos processos educativos experimentados por esta comunidade no cotidiano escolar. Utilizou-se a abordagem qualitativa com enfoque na observação participante, nos questionários, nas entrevistas e nas narrativas orais dos sujeitos dessa comunidade. Os resultados desta pesquisa revelam a seguridade de seus direitos acerca da qualidade do ensino, a valorização de seus conhecimentos tradicionais, além das implicações e das demandas necessárias para atender as particularidades educacionais de crianças, adolescentes, jovens e adultos dessa Etnia.
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