AS POLÍTICAS E A GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: EM ANÁLISE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA BENEDITO ROKAG

  • Cleber Kronun de Almeida Universidade Estadual do Paraná
  • Adriana Silva Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maria Simone Jacomini Novak Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Gestão em Escola Indígena. Projeto Político Pedagógico.

Resumo

A pesquisa analisou o Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, localizado na Terra Indígena Apucaraninha, Paraná e foi financiada pela Fundação Araucária, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Unespar/Campus de Paranavaí.  O estudo destacou a importância da gestão democrática e da elaboração coletiva do projeto pedagógico, alinhado aos princípios de interculturalidade e bilinguismo, garantidos pela Constituição de 1988. Antes da construção do colégio, os estudantes kaingang enfrentavam preconceito e desistências ao estudar em escolas fora da aldeia. A inauguração do colégio, em 2012, representou uma conquista para a comunidade, promovendo a valorização da língua kaingang e da identidade cultural. Apesar de desafios, como a falta de infraestrutura completa, o colégio tem contribuído para a formação de jovens que ingressam em universidades e retornam à comunidade. A metodologia é baseada em estudo bibliográfico e análise documental. Os resultados evidenciaram a relevância do colégio na promoção de um calendário diferenciado e atividades culturais que fortalecem os saberes tradicionais. A experiência ressaltou a articulação entre o projeto pedagógico e as políticas educacionais indígenas, sendo uma contribuição significativa para o curso de pedagogia e para a valorização da educação indígena.

Biografia do Autor

Cleber Kronun de Almeida, Universidade Estadual do Paraná

Graduação em andamento em Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná

Adriana Silva Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorado em andamento em Educação. Universidade Estadual de Campinas.

Maria Simone Jacomini Novak, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BAYER, Mariana Ferreira; FLORENTINO, Oséias Poty Miri; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. Educação Escolar Indígena: o processo de gestão como forma de organização e respeito aos conhecimentos. Revista Espacialidades [online]. 2020.1, v. 16, n. 1, ISSN 1984-817X.

BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1998. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 2005.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRUNO, Lúcia. Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.639-662. ISSN 2176-6681.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Repensando e Ressignificando a Gestão Democrática da Educação na “cultura globalizada”. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1227- 1249, set./dez. 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI. Educação escolar: política, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LUCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006. (Cadernos de Gestão).

MAINARDES, J., & MARCONDES, M. I. (2011). Reflexões sobre a Etnografia Crítica e suas Implicações para a Pesquisa em Educação. Educação & Realidade, 36(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/17004

MENEZES, M. C. B.; FAUSTINO, R. C.; NOVAK, M. S. J. Formação inicial de professores indígenas: ações desenvolvidas no estado do Paraná. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 910-925, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587.

MILESKI, K. G.; NOVAK, M.S.J. A Construção do Projeto Político-Pedagógico em Escolas Indígenas Kaingang no Paraná: Primeiros Apontamentos. In: IX ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED Sul, 2012.

PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar Democrática (Entrevista completa). 2013. Disponível online em: https://www.youtube.com/watch?v=WhvyRmJatRs. Acessado em: 20 de maio 2019.

PERES, D. de A.; TOLEDO, V. D.; SANTOS, R. dos. Interseccionalidade na educação escolar indígena e o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Arandu Renda de Itaipulândia-PR. Revista de Educação Pública, v. 32, p.68-86, jan./dez. 2023.

PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. A Política da Educação Escolar Indígena e a Gestão Escolar: O que Dizem os Documentos. Revista Teoria e Prática Da Educação, 20(3), 2020. p. 15-30.

PPP. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag. Terra Indígena Apucaraninha, 2022. 247 p.

SILVA. Gestão Democrática em uma Escola Indígena. 106 fls. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão). Delmiro Gouveia – AL. 2020.
Publicado
2025-08-01