AS POLÍTICAS E A GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: EM ANÁLISE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA BENEDITO ROKAG
Abstract
A pesquisa analisou o Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, localizado na Terra Indígena Apucaraninha, Paraná e foi financiada pela Fundação Araucária, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Unespar/Campus de Paranavaí. O estudo destacou a importância da gestão democrática e da elaboração coletiva do projeto pedagógico, alinhado aos princípios de interculturalidade e bilinguismo, garantidos pela Constituição de 1988. Antes da construção do colégio, os estudantes kaingang enfrentavam preconceito e desistências ao estudar em escolas fora da aldeia. A inauguração do colégio, em 2012, representou uma conquista para a comunidade, promovendo a valorização da língua kaingang e da identidade cultural. Apesar de desafios, como a falta de infraestrutura completa, o colégio tem contribuído para a formação de jovens que ingressam em universidades e retornam à comunidade. A metodologia é baseada em estudo bibliográfico e análise documental. Os resultados evidenciaram a relevância do colégio na promoção de um calendário diferenciado e atividades culturais que fortalecem os saberes tradicionais. A experiência ressaltou a articulação entre o projeto pedagógico e as políticas educacionais indígenas, sendo uma contribuição significativa para o curso de pedagogia e para a valorização da educação indígena.
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