A CONJUNTURA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL E NO ESTADO DO PARANÁ

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. História da Educação Escolar Indígena. Políticas Públicas Educacionais

Resumo

Esse artigo realiza uma análise da conjuntura histórica da educação escolar indígena no Paraná.  O estado possui um projeto educacional marcado pela busca da valorização da identidade indígena e pela implementação das diretrizes educacionais. O estudo se fundamenta em pesquisa bibliográfica, documental. A interpretação desses elementos é pautada pela perspectiva do materialismo histórico-dialético. A educação escolar indígena é um direito conquistado pelos povos indígenas, principalmente após a aprovação da Constituição Federal no ano de 1988. A partir deste marco normativo diversas passaram a vigorar no Brasil para atender a demanda indígena. O Paraná também aprovou leis para atender este grupo étnico. Entretanto, após 36 anos da conquista desse direito, conseguiu-se construir essa escola indígena? Tudo indica que sim. Porém, com as escolas nas aldeias o desafio é construir uma escola indígena capaz de garantir a continuidade da cultura da comunidade na qual ela está inserida.

Biografia do Autor

Ionah Beatriz Beraldo Mateus, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) no Departamento de Pedagogia. 

Samoel Cordeiro de Souza Primo, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação –PPE da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Especialista em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica (IFPR). Pedagogo da rede municipal de educação de Turvo-PR. 

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Indígena. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Lei nº 9694, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

BRASIL. Comitê de Educação Escolar Indígena. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar 2. ed. Brasília: MEC, 1994. (Cadernos de Educação Básica. Série Institucional).

FAUSTINO, R. C.; MOTA, L. T. (Orgs.). Cultura e diversidade cultural. Maringá: Eduem, 2012.

GRUPIONI, L. D. B. Olhar longe, porque o futuro é longe. Cultura, escola e professores indígenas no Brasil. 2009. 240 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-24082009-170851/publico/LUIS_DONISETE_BENZI_GRUPIONI.pdf.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022 Indígenas: Alfabetização, registros de nascimentos e características dos domicílios, segundo recortes territoriais específicos Resultados do universo. Ministério do Planejamento e Orçamento. Rio de Janeiro: 2022.

PARELLADA, C. I. Vida indígena no Paraná: memória, presença, horizontes. Curitiba: Provopar, 2006.

RIBEIRO. D. Os índios e a civilização. Petrópolis: Vozes, 1970.

SEED. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Educação Escolar Indígena – Colégios e Escolas. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/educacao_escolar_indigena/colegios_escolas#:~:text=Este%20espa%C3%A7o%20est%C3%A1%20reservado%20para,Confira%20os%20dados%20na%20planilha%20. Acesso em: 18 mar. 2025.

SILVA, A.; FERREIRA, A. As políticas afirmativas no ensino superior e povos indígenas no Brasil. Revista Educação Pública, Niterói. v. 24, n. 8, p. 57-75, jan./mar. 2017.
Publicado
2025-08-01