EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA AO LONGO DE UMA DÉCADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Resumo
A Educação Inclusiva constitui uma modalidade de ensino que visa promover a igualdade de direitos no ambiente escolar. As lutas por inclusão têm sido cada vez mais fortalecidas por pesquisas desenvolvidas na área. Nesse contexto, observa-se o crescente interesse de cursos de graduação pela temática, evidenciado pela escolha da Educação Inclusiva como foco de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Assim, esta pesquisa teve como objetivo mapear a produção científica ao longo dos dez anos de existência do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas, com o propósito de analisar os fatores que motivaram os estudantes a escolherem a Educação Inclusiva como objeto de investigação. Os resultados indicaram que experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado, relações familiares e o contato com a temática por meio das disciplinas do currículo voltadas à Educação Inclusiva foram os principais motivadores das pesquisas desenvolvidas pelos discentes.
Referências
BRASIL. Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 10 de junho de 2024.
CANUTO, Mônica Machado.alunoscom transtorno do espectro autista e o bullying em ambiente escolar: uma revisão da literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2022.
GATTI, Bernardete Angelina. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
LIMA, Mailane Santos. A perspectiva da educação inclusiva em aulas de ciências biológicas no nordeste do brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2023.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Cortez Editora, 2017.
MACEDO, Rosa Maria. A família do ponto de vista psicológico: lugar seguro para crescer? Cad Pes., n. 91, p. 62-68, nov. São Paulo, 1994.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?, São Paulo: Moderna , 2003
MUNIZ, Dayane Luz dos Santos. A educação inclusiva na formação do professor de ciências e biologia: uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2023.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Papirus Editora, 2013.
RAMOS, Daniele da Conceição. Reflexos da sindemia da covid-19 para o estudante da escola pública com transtorno do espectro autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2022.
SILVA, David Farias. Ensino de ciências da natureza e suas tecnologias para o estudante surdo e para o estudante com deficiência auditiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2021.
SILVA, Flávia Leopoldina Bezerra. Educação inclusiva e formação continuada de professores de ciências naturais/biologia: uma análise das publicações entre 2017 e 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2022.
SILVA, Emilly Tamires Alves Araújo. Alfabetização científica e o ensino inclusivo de ciências da natureza para alunosautistas: breve revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2022.
SOARES, Juliete dos Santos Monteiro. Educação escolar inclusiva: uma breve perspectiva legal, conceitual e prática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2023.
TEIXEIRA, Willamis dos Santos. O ensino de ciências e a síndrome de down: processo de inclusão nas aulas regulares de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).