EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA AO LONGO DE UMA DÉCADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Produção Acadêmica. Licenciatura em Ciências Biológicas.

Resumo

A Educação Inclusiva constitui uma modalidade de ensino que visa promover a igualdade de direitos no ambiente escolar. As lutas por inclusão têm sido cada vez mais fortalecidas por pesquisas desenvolvidas na área. Nesse contexto, observa-se o crescente interesse de cursos de graduação pela temática, evidenciado pela escolha da Educação Inclusiva como foco de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Assim, esta pesquisa teve como objetivo mapear a produção científica ao longo dos dez anos de existência do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas, com o propósito de analisar os fatores que motivaram os estudantes a escolherem a Educação Inclusiva como objeto de investigação. Os resultados indicaram que experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado, relações familiares e o contato com a temática por meio das disciplinas do currículo voltadas à Educação Inclusiva foram os principais motivadores das pesquisas desenvolvidas pelos discentes.

Biografia do Autor

Luciene Amaral da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). É professora na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Darlene Seabra de Lira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra em Ciências e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). É professora na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Edjames Alves Santos , Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL).  Técnico Administrativo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Iranides Silva Melo Neto, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

BRASIL. Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 10 de junho de 2024.

CANUTO, Mônica Machado.alunoscom transtorno do espectro autista e o bullying em ambiente escolar: uma revisão da literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2022.

GATTI, Bernardete Angelina. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

LIMA, Mailane Santos. A perspectiva da educação inclusiva em aulas de ciências biológicas no nordeste do brasil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2023.

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Cortez Editora, 2017.

MACEDO, Rosa Maria. A família do ponto de vista psicológico: lugar seguro para crescer? Cad Pes., n. 91, p. 62-68, nov. São Paulo, 1994.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?, São Paulo: Moderna , 2003

MUNIZ, Dayane Luz dos Santos. A educação inclusiva na formação do professor de ciências e biologia: uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2023.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Papirus Editora, 2013.

RAMOS, Daniele da Conceição. Reflexos da sindemia da covid-19 para o estudante da escola pública com transtorno do espectro autista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2022.

SILVA, David Farias. Ensino de ciências da natureza e suas tecnologias para o estudante surdo e para o estudante com deficiência auditiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2021.

SILVA, Flávia Leopoldina Bezerra. Educação inclusiva e formação continuada de professores de ciências naturais/biologia: uma análise das publicações entre 2017 e 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2022.

SILVA, Emilly Tamires Alves Araújo. Alfabetização científica e o ensino inclusivo de ciências da natureza para alunosautistas: breve revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2022.

SOARES, Juliete dos Santos Monteiro. Educação escolar inclusiva: uma breve perspectiva legal, conceitual e prática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2023.

TEIXEIRA, Willamis dos Santos. O ensino de ciências e a síndrome de down: processo de inclusão nas aulas regulares de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas, Penedo, 2021.
Publicado
2025-08-01