EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA AO LONGO DE UMA DÉCADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Abstract
A Educação Inclusiva constitui uma modalidade de ensino que visa promover a igualdade de direitos no ambiente escolar. As lutas por inclusão têm sido cada vez mais fortalecidas por pesquisas desenvolvidas na área. Nesse contexto, observa-se o crescente interesse de cursos de graduação pela temática, evidenciado pela escolha da Educação Inclusiva como foco de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Assim, esta pesquisa teve como objetivo mapear a produção científica ao longo dos dez anos de existência do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas, com o propósito de analisar os fatores que motivaram os estudantes a escolherem a Educação Inclusiva como objeto de investigação. Os resultados indicaram que experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado, relações familiares e o contato com a temática por meio das disciplinas do currículo voltadas à Educação Inclusiva foram os principais motivadores das pesquisas desenvolvidas pelos discentes.
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