SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA NO CONTEXTO EDUCACIONAL SUL-MATO-GROSSENSE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE E INTERCULTURAL

Palavras-chave: Constituição Federal de 1988. Educação escolar indígena. Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho aborda a ação Saberes Indígenas na Escola, que é um programa de formação continuada de professores no âmbito dos territórios Etnoeducacionais, e que busca promover a formação de professores que atuam nas séries do Ensino Básico na educação escolar indígena, oferecendo subsídios para elaboração de currículos e metodologias de ensino-aprendizagem, contribuindo assim para o fortalecimento das culturas desses povos. A falta de compreensão do Estado tem ido contra a previsão constitucional, impactando o aprendizado dos povos indígenas. Quanto à metodologia, o presente artigo baseia-se no trabalho do campo envolvendo entrevistas semiestruturadas complementadas por conversas informais, seguindo um roteiro a ser aplicado com professoras indígenas falantes e não falantes de sua língua materna, além da pesquisa bibliográfica. Sendo uma pesquisa multidisciplinar, buscar-se-á compreender a importância e a complexidade das ações políticas voltadas à educação escolar indígena e a sua importância para o empoderamento de sua cultura.

Biografia do Autor

Andréa Lúcia Cavararo Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestra em Antropologia Social - PPGAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Especialista em Antropologia História dos Povos Indígenas pala Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2017). Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2016). Foi Bolsista PIBIC CNPq 2014/15.

Isabelle Jablonski, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestra em Antropologia Social pela UFMS; Especialista em Ensino de Sociologia pela UFMS; Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela UFMS. Bolsista PIBIC CNPq Fronteiras Étnico-culturais: análise do tráfico e migração de pessoas nas fronteiras de MS [2015-2016]. Representante Discente de Ciências Sociais [2016-2017] e do PPGAS/UFMS [2019-2020]. Atuei em aldeias indígenas em MS, BA, CE e MT. Delegada da Ação Jovem na 11 Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [Maracaju/MS 2022]. 

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Publicado
2025-08-01