Este Dossiê Temático pretende reunir pesquisas e reflexões que abordem o ensino de línguas na perspectiva do plurilinguismo e da interculturalidade, analisando seus desafios, propostas pedagógicas e implicações para diferentes contextos educacionais, propriamente na formação de professores para a realidade plurilíngue e intercultural. O Dossiê buscará promover discussões sobre como o ensino de línguas pode ser um instrumento para a formação de indivíduos interculturais, capazes de navegar em sociedades multilíngues e multiculturais com competência, empatia e pensamento crítico.

Organização:
Prof. Dr. Sweder Souza (Unifesspa-Brasil/PPG-Letras/UFPR-Brasil/CIFTFF/UA-Portugal)
Prof.ª Dr.ª Andréia de Fátima Rutiquewiski (UTFPR-Brasil)
Prof.ª Dr.ª Rosimar Oliveira (Unifesspa-Brasil)

Organização do fluxo contínuo:
Profª. Drª. Kyldes Batista Vicente (Unitins)
Profª. Drª. Darlene Teixeira Castro (Unitins)

Agosto de 2025.

Published: 2025-09-11

Apresentação

Artigos