FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA DO PLURILINGUISMO NO BRASIL

  • Sweder Souza Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Andréia Rutiquewiski Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Palavras-chave: Formação Permanente. Educação Linguística. Didática do Plurilinguismo. BNC-Formação.

Resumo

O presente artigo discute os caminhos e desafios da formação permanente de professores de línguas no Brasil, com base em uma perspectiva crítica da educação linguística e da didática do plurilinguismo. A análise percorre os fundamentos históricos e epistemológicos da formação continuada, destacando os limites impostos pelas diretrizes da BNC-Formação, e propõe um deslocamento em direção a práticas pedagógicas plurais, democráticas e integradoras. A partir de autores como Paulo Freire (2019 [1996], 2001), Geraldi (2015), Coste, Moore e Zarate (2009), o texto defende a formação docente como um processo contínuo, situado e articulado à realidade sociolinguística dos estudantes. Por fim, argumenta-se que a construção de uma escola plurilíngue exige um professor reflexivo, engajado e crítico, capaz de mediar o ensino de línguas como espaço de justiça linguística e emancipação social.

Biografia do Autor

Sweder Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá – PA, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR, Brasil; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal. 

Andréia Rutiquewiski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba – PR, Brasil. 

Referências

ANDRADE, A. I.; ARAÚJO E SÁ, M. H.; LOPES, R. Formação de professores e educação para a diversidade linguística. In: ANDRADE, A. I. et al. (org.). Didática do plurilinguismo. São Paulo: Parábola, 2012. p. 19–44.

ANFOPE. Manifesto contra a desqualificação da formação dos professores da Educação Básica. Goiânia: ANFOPE, 2020. Disponível em: https://anfope.org.br/. Acesso em: 20 jun. 2025.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores. Brasília: MEC, 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 1, de 27 de outubro de 2020. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018

CAVALLI, M. L’éducation plurilingue: un nouveau paradigme didactique. In: CUQ, J.-P. (org.). Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et seconde. Paris: CLE International, 2014. p. 89–92.

COSTE, D.; MOORE, D.; ZARATE, G. Compétence plurilingue et pluriculturelle: vers une perspective descriptive commune. Strasbourg: Conseil de l’Europe, 2009.

DE MAURO, T. Educação linguística: um conceito plural. In: MATTOS, G. M. M. de; BENEDETTI, R. (org.). Educação linguística: conceitos e questões. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 17–33.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores, trabalho docente e resistência: por uma pedagogia da formação. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019 (1996).

FREIRE, P. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Ática, 2015.

MILITÃO, J. Formação contínua de professores: entre o trabalho e a formação. Campinas: Papirus, 2012.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

SOUZA, S; RUTIQUEWISKI, A. Língua Portuguesa e Educação Linguística. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 19, p. 26-47, 2025, Disponível em: http://dx.doi.org/10.47456/rctl.v19i42.47776.

SOUZA, S. Theoretical-Methodological Assumptions of the Didactics of Plurilinguism: Thinking About Linguistic Education. EDUCATION AND LINGUISTICS RESEARCH, v. 11, p. 1-19, 2025, Disponível em: http://dx.doi.org/10.5296/elr.v11i1.22915.

SOUZA, S. The Common National Base - Training: Reflections on Teacher Training in Brazil. EDUCATION AND LINGUISTICS RESEARCH, v. 10, p. 60-75, 2024, Disponível em: http://dx.doi.org/10.5296/elr.v10i2.22417.
Publicado
2025-09-10