FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA DO PLURILINGUISMO NO BRASIL
Abstract
O presente artigo discute os caminhos e desafios da formação permanente de professores de línguas no Brasil, com base em uma perspectiva crítica da educação linguística e da didática do plurilinguismo. A análise percorre os fundamentos históricos e epistemológicos da formação continuada, destacando os limites impostos pelas diretrizes da BNC-Formação, e propõe um deslocamento em direção a práticas pedagógicas plurais, democráticas e integradoras. A partir de autores como Paulo Freire (2019 [1996], 2001), Geraldi (2015), Coste, Moore e Zarate (2009), o texto defende a formação docente como um processo contínuo, situado e articulado à realidade sociolinguística dos estudantes. Por fim, argumenta-se que a construção de uma escola plurilíngue exige um professor reflexivo, engajado e crítico, capaz de mediar o ensino de línguas como espaço de justiça linguística e emancipação social.
References
ANFOPE. Manifesto contra a desqualificação da formação dos professores da Educação Básica. Goiânia: ANFOPE, 2020. Disponível em: https://anfope.org.br/. Acesso em: 20 jun. 2025.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores. Brasília: MEC, 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 1, de 27 de outubro de 2020. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores. Brasília: MEC, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018
CAVALLI, M. L’éducation plurilingue: un nouveau paradigme didactique. In: CUQ, J.-P. (org.). Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et seconde. Paris: CLE International, 2014. p. 89–92.
COSTE, D.; MOORE, D.; ZARATE, G. Compétence plurilingue et pluriculturelle: vers une perspective descriptive commune. Strasbourg: Conseil de l’Europe, 2009.
DE MAURO, T. Educação linguística: um conceito plural. In: MATTOS, G. M. M. de; BENEDETTI, R. (org.). Educação linguística: conceitos e questões. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 17–33.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores, trabalho docente e resistência: por uma pedagogia da formação. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019 (1996).
FREIRE, P. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Ática, 2015.
MILITÃO, J. Formação contínua de professores: entre o trabalho e a formação. Campinas: Papirus, 2012.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SOUZA, S; RUTIQUEWISKI, A. Língua Portuguesa e Educação Linguística. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 19, p. 26-47, 2025, Disponível em: http://dx.doi.org/10.47456/rctl.v19i42.47776.
SOUZA, S. Theoretical-Methodological Assumptions of the Didactics of Plurilinguism: Thinking About Linguistic Education. EDUCATION AND LINGUISTICS RESEARCH, v. 11, p. 1-19, 2025, Disponível em: http://dx.doi.org/10.5296/elr.v11i1.22915.
SOUZA, S. The Common National Base - Training: Reflections on Teacher Training in Brazil. EDUCATION AND LINGUISTICS RESEARCH, v. 10, p. 60-75, 2024, Disponível em: http://dx.doi.org/10.5296/elr.v10i2.22417.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).