AS PREDISPOSIÇÕES DE USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NA ESCRITA DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS

  • Ricardo Rodrigues Coutinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Karolayne Lima de Souza Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Vanessa Rosa Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Mário Ribeiro Morais Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Norma padrão. Escrita Acadêmica. Relatórios de Estágio. Acadêmicos de Letras. Formação Docente.

Resumo

O artigo possui como objeto de estudo relatórios de estágio produzidos por acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e propõe-se a identificar padrões linguísticos e eventuais variações em relação à norma padrão na aplicação da concordância de número em sintagmas verbais e nominais. Sob a perspectiva da Sociolinguística, aborda, ainda, o impacto da norma padrão no comportamento dos acadêmicos, a escrita do gênero como via de consolidação da identidade docente e a necessidade de intervenções pedagógicas que diminuam o preconceito linguístico associado às estruturas que fogem à norma de privilégio e amenizem a sensação de incompetência linguística em contextos multilíngue e intercultural, como o universitário. De abordagem qualitativa e de procedimento documental, a análise indica que as variações mais frequentes nos relatórios ocorrem em sintagmas nominais e que a inversão entre sujeito e verbo é comum.

Biografia do Autor

Ricardo Rodrigues Coutinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduando em Letras Português pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Karolayne Lima de Souza, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Letras Inglês pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Vanessa Rosa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Letras Português pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Mário Ribeiro Morais, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (UFT). Professor adjunto do curso de Letras da UFT, Câmpus de Porto Nacional. 

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Publicado
2025-09-10