AS PREDISPOSIÇÕES DE USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NA ESCRITA DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS
Resumo
O artigo possui como objeto de estudo relatórios de estágio produzidos por acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e propõe-se a identificar padrões linguísticos e eventuais variações em relação à norma padrão na aplicação da concordância de número em sintagmas verbais e nominais. Sob a perspectiva da Sociolinguística, aborda, ainda, o impacto da norma padrão no comportamento dos acadêmicos, a escrita do gênero como via de consolidação da identidade docente e a necessidade de intervenções pedagógicas que diminuam o preconceito linguístico associado às estruturas que fogem à norma de privilégio e amenizem a sensação de incompetência linguística em contextos multilíngue e intercultural, como o universitário. De abordagem qualitativa e de procedimento documental, a análise indica que as variações mais frequentes nos relatórios ocorrem em sintagmas nominais e que a inversão entre sujeito e verbo é comum.
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